O cantor John Michael “Ozzy” Osbourne, vocalista da banda britânica de heavy metal Black Sabbath, morreu aos 76 anos, segundo a declaração da família.
O astro do rock sofria com as consequências do Parkinson, e que estava com a mobilidade reduzida, segundo a postagem da filha Kelly Osbourne, do último dia 13 de julho.
No último dia 5 de julho, Ozzy Osbourne e o Black Sabbath se apresentaram para dezenas de milhares de fãs em um emocionante show de despedida em Birmingham no dia 5 de julho, após um dia repleto de shows tributos com um lineup repleto de estrelas.
Conhecido como “Príncipe das Trevas”, ele começou a carreira tocando os sucessos do Black Sabbath, de “Paranoid” a “War Pigs” e “Sabbath Bloody Sabbath”.
Essas músicas, somadas a uma série de lançamentos solo, lhe renderam mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
Os riffs e os temas pesados – da depressão à guerra e ao apocalipse – eram combinados com um instinto para o teatro de Halloween.
Osbourne era alvo frequente de grupos conservadores e religiosos que estavam preocupados com o impacto negativo do rock nos jovens.
Ele sempre reconheceu os excessos de seu estilo de vida e de suas letras, mas desprezava os relatos mais ousados de que ele era um “adorador do diabo”.
“Fiz algumas coisas ruins na minha vida. Mas não sou o diabo. Sou apenas John Osbourne: um garoto da classe trabalhadora de Aston que largou o emprego na fábrica e foi em busca de diversão”, disse ele em uma biografia de 2010.
Quem foi Ozzy Osbourne?
John Michael Osbourne foi o quarto de seis filhos e cresceu em Aston, na cidade de Birmingham, no centro da Inglaterra.
Ele sofria de dislexia, abandonou a escola aos 15 anos, fez uma série de trabalhos braçais e, em certo momento, cumpriu uma breve pena de prisão por roubo.
Então, veio o Black Sabbath.
“Quando eu era criança, se você me colocasse contra a parede com as outras crianças da minha rua e me perguntasse qual de nós chegaria aos 60 anos, com cinco filhos, quatro netos e casas em Buckinghamshire e na Califórnia, eu não apostaria em mim, de jeito nenhum”, comentou.
Em 2002, ele se reinventou como a estrela do programa de TV americano “The Osbournes”.
Câmeras seguiram o Príncipe do Rock caminhando por sua enorme casa, pronunciando os acontecimentos com seu forte sotaque de Birmingham e observando, perplexos, os bastidores de sua família — um formato que conquistou legiões de novos fãs.
A família de Osbourne incluía a esposa e empresária Sharon, cinco filhos, incluindo Jack, Kelly e Aimee, e vários netos.