O Santos venceu o Juventude por 3 a 1 na noite desta segunda-feira (4), em jogo que encerrou a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Neymar, duas vezes, e Barreal marcaram e fizeram a festa da torcida do Peixe no Morumbis, enquanto o zagueiro Wilker Ángel diminuiu para os visitantes. A equipe da Baixada Santista jogou na capital para aumentar a arrecadação e o público.
Com o resultado, a equipe de Cléber Xavier ganhou um respiro no Brasileirão e deixou a zona de rebaixamento. Agora, O Peixe está com 18 pontos, na 15ª posição. Os gaúchos amargam a vice-lanterna da liga nacional, com apenas 11.
O próprio comandante do Santos tem muito a comemorar com a vitória, além dos três pontos. Contra o Jaconero, Cléber Xavier defendia seu trabalho no clube paulista, já que Sampaoli e Vojvoda apareciam no radar após resultados ruins.
Já eliminados da Copa do Brasil, Santos e Juventude só voltam a campo na próxima semana. O Peixe encara o Cruzeiro no domingo (10), enquanto os gaúchos visitam o São Paulo na segunda-feira (11). Ambos os jogos são válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Como foi o jogo?
Apesar do placar favorável, o primeiro tempo não foi dos mais interessantes para o Santos. A equipe de Cléber Xavier sofreu muito na defesa e viu o Juventude criar excelentes oportunidades para abrir o placar. Brazão salvou de novo e, quando falhou, foi salvo por impedimento de Ênio.
Quando se encontrou um pouco mais na partida, o Peixe abriu 2 a 0 em apenas três minutos. Primeiro, Neymar aproveitou o rebote do goleiro Ruan Carneiro, em finalização de Barreal, para inaugurar o placar. Depois, o próprio argentino ampliou.
A euforia, contudo, durou pouco. O Santos se perdeu de novo na partida e viu o zagueiro Wilker Ángel descontar em cabeçada com estilo. O resultado, sem dúvida, não condizia com o que se via em campo.
E a etapa complementar começou com o Juventude pressionando. Brazão fez mais duas defesas importantes para evitar o empate antes do relógio marcar cinco minutos no segundo tempo.
Passado o susto, a equipe de Cléber Xavier voltou a igualar as ações e teve boas oportunidades para ampliar. Barreal e Neymar perderam chances incríveis em chutes dentro da área do Juventude.
A tranquilidade só veio quando Luca Meirelles sofreu pênalti, aos 32 minutos do segundo tempo. Neymar cobrou e converteu, devolvendo a vantagem de dois gols ao Santos no Morumbis.
O Juventude até ensaiou uma reação para sonhar com o empate, mas Gabriel Brazão mostrou porque é um dos destaques do Santos na temporada, com mais um par de boas defesas. O goleiro segurou o resultado.
Foi bem mais sofrido do que o esperado pela torcida, mas o Santos conseguiu sua quinta vitória no Brasileirão.