O Corinthians perdeu para o Juventude por 2 a 1 na noite desta segunda-feira (11), em jogo que encerrou a 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Gabriel Taliari e Matheus Babi marcaram os gols da vitória dos mandantes no Alfredo Jaconi. Matheuzinho descontou para os visitantes nos minutos finais da partida, em bela cobrança de falta.
O resultado dá um respiro ao Juventude no Brasileirão. Com 14 pontos, a equipe de Caxias do Sul, que viu Carpini estrear, diminuiu para quatro a diferença com relação ao primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O Timão, em compensação, ocupa a 13ª posição, com 22.
As duas equipes voltam a campo só no sábado (16), em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. O Juventude visita o Vitória, no Barradão, às 18h30 (de Brasília), enquanto o Corinthians recebe o Bahia às 21h, na Neo Química Arena.
Como foi o jogo?
Ainda que tenha dominado as ações em boa parte do primeiro tempo, o Corinthians acabou os 45 minutos iniciais sendo derrotado pelo Juventude. O maior número de finalizações não foi suficiente para transformar o placar.
Nos primeiros 15 minutos, domínio e boas chances ao Timão. Depois disso, os donos da casa levaram mais perigo nos contra-ataques. Em um deles, Marcelo Hermes achou bom cruzamento após falha coletiva da defesa do Corinthians, e Gabriel Taliari cabeceou com estilo para vencer Hugo Souza.
Com o resultado nas mãos, o Juventude soube se defender e esbarrou nos erros técnicos do Corinthians em Caxias do Sul.
Diante do resultado ruim, Dorival lançou formação mais ofensiva na etapa complementar, mas voltou a ter dificuldades na hora de definir. Talles Magno, por exemplo, teve chance clara dentro da área, livre, após cruzamento de Garro, mas cabeceou muito mal.
Os mandantes seguiam assustando Hugo Souza nos contra-ataques. Mandaca finalizou duas vezes tirando tinta da trave, enquanto Ênio também chutou de maneira perigosa.
As reclamações contra a arbitragem também foram comuns ao longo da partida, especialmente pelo lado do Corinthians. Cacá recebeu um cartão amarelo por reclamação, no banco de reservas.
Logo quando o gol de empate estava amadurecendo, o Corinthians acabou sendo castigado em mais um erro defensivo. Matheuzinho não conseguiu acompanhar Nenê, que, no auge dos seus 44 gols, cruzou para Matheus Babi girar e completar.
Depois do segundo gol, alguns jogadores do Corinthians se irritaram com a postura de Jadson e partiram para cima do volante do Juventude. Angileri e Breno Bidon receberam amarelo, enquanto Romero foi expulso.
Já nos acréscimos, Matheuzinho descontou para o Timão em bela cobrança de falta. O lateral-direito cobrou no canto do goleiro e o surpreendeu. Mesmo assim, não foi suficiente para tornar a reação uma realidade.