A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em conjunto com os 1º, 2º, 3º e 7º DIPs, com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista (DECCT) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), deflagrou uma operação policial, na segunda-feira (11/08), e prendeu um trio envolvido no roubo a um grupo de 11 turistas paranaenses que estavam visitando o Centro de Manaus. O prejuízo às vítimas foi avaliado em cerca de R$ 50 mil.
Os presos foram identificados como Alessandro Mata do Rego, 41, Marco Antônio Batista, 25, e Thiago Nazaré Araújo, 30, e as suas prisões foram efetuadas no Centro de Manaus.
De acordo com o delegado Marcelo Martins, titular do 24º DIP, o crime foi praticado no dia 23 de junho deste ano, quando o trio e mais cinco indivíduos abordaram os turistas na rua Marechal Deodoro, bairro Centro, e roubaram diversos pertences das vítimas, como aparelhos celulares, pulseiras, cordões de ouro.
“Percebemos, durante as investigações, que esse grupo criminoso agia ali na região do Centro conhecida como “bate-palma”, se passando por supostos compradores de ouro e vendedores de camisetas. Eles se aproveitaram desse disfarce para se aproximar dos turistas para roubar os pertences deles”, disse o delegado.


Segundo o delegado, depois do registro da ocorrência, as investigações foram iniciadas, sendo possível identificar quem seriam os autores dos crimes e solicitar os mandados de prisões preventivas em nome deles.
“Na tarde de segunda-feira montamos uma operação policial, a qual contou com 22 policiais civis à paisana, e saímos em diligências em direção à rua Marechal Deodoro, onde os autores atuavam como supostos comerciantes. A partir das abordagens, conseguimos identificar três dos oito autores do roubo aos turistas e efetuar as prisões deles”, relatou o delegado.
Ainda de acordo com o delegado, as investigações continuarão para dar cumprimento às prisões dos demais envolvidos no crime.
Alessandro Mata do Rego, Marco Antônio Batista, e Thiago Nazaré Araújo responderão por roubo majorado e estão à disposição da Justiça.