Imagens do momento em que agentes da Justiça da Paraíba cumprem um mandado de busca e apreensão na casa do influenciador Hytalo Santos, denunciado pelo youtuber Felca por susposta exploração de menores de idade, mostram que o local estava trancado e vazio na quarta-feira (13).
Logo no início da gravação, cedida à CNN pele TV Arapuan, afiliada da TV Bandeirantes, a fechadura da residência do influenciador aparece lacrada, fechada e com senha.
Em um outro momento, os agentes de segurança entram pela lateral da residência, onde encontram diversos objetos, bicicletas e uma máquina de lavar funcionando (mesmo com as portas de acesso à casa trancadas).
Busca e apreensão
Na tarde de quarta-feira (13), a Justiça do estado autorizou um mandado de busca e apreensão contra o influenciador. A decisão atendeu ao pedido protocolado pelo MPPB (Ministério Público da Paraíba) e tinha o objetivo de apreender todos os aparelhos eletrônicos utilizados pelo influencer para a gravação, edição e divulgação de conteúdos digitais.
Além disso, a decisão determinou que as plataformas digitais envolvidas com Hytalo removessem, preventivamente, os conteúdos publicados pelo influenciador e que mostrem crianças e adolescentes.
“A situação apresentada demonstra a exploração de suas imagens para fins de monetização, exposição a conteúdos inadequados e a um ambiente de vulnerabilidade, bem como a possível prática de ilícitos penais, como a incitação à pornografia infantil e o fornecimento de bebida alcoólica”, afirmou o juiz na decisão.
Apesar de já estar com a conta de seu Instagram desativada, Hytalo teve a suspensão imediata de todas as contas e perfis em outras redes sociais na última terça-feira (12). Ele também está proibido de ter contato com os menores citados no processo e seus respectivos representantes legais.
Primeiro pronunciamento
O influenciador digital se manifestou pela primeira vez desde que passou a ser investigado por suposta adultização de menores em vídeos publicados nas redes sociais. Em nota enviada à CNN na manhã desta quinta-feira (14), ele afirmou que “sempre agiu dentro da lei” e negou qualquer tipo de exploração de crianças ou adolescentes.
Na nota, Hytalo afirma que todo o conteúdo com menores foi gravado com autorização legal e acompanhamento dos responsáveis, e que está à disposição das autoridades para esclarecimentos.
Relembre o caso
O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, publicou, na semana passada, um vídeo em que faz denúncias sobre a exploração de menores de idade na criação de conteúdo na internet.
Apesar do caso ganhar visibilidade atualmente, desde 2024, Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por possível exploração de menores em conteúdos publicados nas redes sociais.
De acordo com Ana Maria França, uma das promotoras responsáveis pelo caso, as investigações começaram após vizinhos denunciarem o influenciador por fazer festas com bebidas alcóolicas e gravar cenas de topless com criança e adolescentes.