O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (14) que o Brasil tem sido um “péssimo parceiro comercial”.
“O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas, como vocês sabem, eles nos cobram tarifas altíssimas, muito, muito mais do que nós cobrávamos deles”, comentou a repórteres na Casa Branca.
Trump falou sobre o assunto após ser questionado se não se preocupava que países como o Brasil estejam se aproximando da China.
Ele pontuou que não se preocupa porque, entre outros fatores, os Estados Unidos estão impressionando “todo mundo” e “indo melhor do que qualquer país” em termos de economia.
“Não, não estou preocupado nem um pouco. Não, eles podem fazer o que quiserem, eles não estão indo muito bem”, respondeu.
Trump volta a defender Bolsonaro
Nesta mesma coletiva, Donald Trump voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que tentam fazer uma “execução política” com o brasileiro.
“Eu sou muito bom com pessoas, ele [Jair Bolsonaro] é um homem honesto, acho que o que eles fizeram… essa é uma execução política o que eles estão tentando fazer com Bolsonaro. Acho que isso é terrível”, disse Trump a repórteres na Casa Branca.
Autoridades dos Estados Unidos, incluindo o próprio Trump, já criticaram as investigações contra Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado anteriormente, chamando o caso de “caça às bruxas”.
Esse foi um dos motivos elencados na justificativa para imposição da tarifa de 50% contra alguns produtos brasileiros.
O governo do Brasil, por sua vez, afirma que as instituições brasileiras são independentes e que não se curvarão a pressões externas.
O presidente Lula disse também nesta quinta que não vai ficar “chorando” se os EUA não quiserem comprar produtos brasileiros e que vai procurar novos mercados.