O técnico Bernardinho definiu nesta sexta-feira, 12, a lista com os 14 jogadores que disputam do Campeonato Mundial de Vôlei, em Manila, nas Filipinas. Medalhista de bronze na última edição do torneio, a seleção masculina tem também três títulos mundiais e três vice-campeonatos. A estreia do Brasil acontence no domingo, 14, às 10h (horário de Brasília), contra a China.
Os jogadores inscritos foram: os levantadores Brasília e Cachopa; os opostos Alan, Chizoba e Darlan; os ponteiros Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann; os centrais Flávio, Judson e Matheus Pinta; e o líbero Maique.
“Nós fizemos uma sequência de jogos, jogos duríssimos contra equipes muito qualificadas. Fizemos duas partidas contra a França, uma equipe que vem com a ambição de ganhar o Mundial, tiro que eles não têm ainda, uma equipe supercampeã. Jogo muito duro, pressão, então podemos rodar todos os jogadores também, dar chance a todos de participarem, testar os jogadores, porque é muito importante dar rodagem para eles”, comentou Bernardinho sobre a preparação dos jogadores para o Mundial.
“E depois jogos com a Polônia, jogos com a Argentina, a Serbia que vem também, que é o nosso adversário. Ainda bem que jogamos apenas uma vez, para que a gente não possa também dar muita intimidade nesse momento para eles. Mas acho que foi um teste muito importante, a equipe teve seus altos e baixos, não foi regular como a gente esperava que pudesse ser, mas eu acho que a gente para e pensa é o processo, o processo de construção, nós vamos ter que aprender a lidar com esses altos e baixos e aprender, digamos, a nos tornarmos mais consistentes respeito a um nível de desempenho”, acrescentou o técnico.
Na primeira fase, o Brasil tem três confrontos. No domingo, 14, duela com a China às 10h (de Brasília). Na segunda-feira, 15, às 23h, enfrenta a República Tcheca, e na quarta-feira, 17, pega a Sérvia, também às 23h.
A seleção está no Grupo H e vai em busca dos resultados positivos, visto que apenas duas equipes passarão para a segunda-fase.