Em uma recuperação incrível na reta final, João Fonseca venceu a batalha contra Stefanos Tsitsipas por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 7/5), neste domingo (14), em Atenas, e garantiu o triunfo do Brasil sobre a Grécia pelo Grupo Mundial I da Copa Davis (3-1).
Fonseca entrou com o “match point” no confronto entre os países após a dupla brasileira Marcelo Melo e Rafa Matos ter vencido Aristotelis Thanos e Petros Tsitsipas por duplo 6/2 no começo do dia.
Na véspera, João Fonseca e Tsitsipas bateram Stefanos Sakellaridis e Thiago Wild, respectivamente, garantindo o empate no primeiro dia de jogos em Atenas.
Agora, o Brasil está de volta à elite do tênis na Copa Davis, e vai disputar o Qualifiers em fevereiro de 2026.


Como foi o jogo
Apesar da torcida contra, João Fonseca começou muito bem a partida e venceu o primeiro set com certa tranquilidade contra o número 27 do mundo (o grego já foi 3º do ranking).
No entanto, o jovem tenista brasileiro não suportou a pressão no segundo set e foi quebrado duas vezes, deixando o experiente adversário mais à vontade no jogo.
No set decisivo, Tsitsipas voltou a quebrar o saque de João Fonseca no terceiro serviço do brasileiro, que, após momento de instabilidade (o grego teve 5/4), conseguiu se recuperar e devolver a quebra no fim.
No game final, João voltou a se impor física, técnica e mentalmente e quebrou Tsitsipas mais uma vez, garantindo uma das mais importantes vitórias de sua carreira.


Brasil na Copa Davis
Por conta da derrota para a França em fevereiro, o Brasil havia caído da fase de Qualifiers para o Grupo Mundial I. Dessa forma, a vitória contra a Grécia coloca novamente o país na primeira rodada do Qualifiers, que acontecerá em 2026.
As equipes que disputam o Qualifiers precisam superar dois adversários para avançar ao Finals, onde é decidido o campeão do torneio.