A Latam Airlines fechou acordo com Embraer para a compra de até 74 aeronaves E195-E2 em meio a planos para expandir a conectividade na América do Sul, segundo comunicado da fabricante de aviões nesta segunda-feira (22).
O pedido anunciado pela Latam é um dos raros acertados pela fabricante brasileira durante os últimos anos a envolver uma companhia aérea no Brasil e acontece em meio à crise crônica de atrasos na entrega de aeronaves pelas fabricantes maiores Boeing e Airbus.
A encomenda firme das 24 aeronaves está avaliada em aproximadamente US$ 2,1 bilhões, considerando o preço de tabela dos aviões.
O pedido inclui 24 entregas firmes e 50 opções de compra. As entregas das 24 aeronaves começarão no segundo semestre de 2026, inicialmente para a Latam Airlines Brasil e, posteriormente, com o potencial de incluir outras afiliadas do grupo.
O último pedido de aeronaves E2, geração atual de jatos comerciais da Embraer, no Brasil foi feito em 2018 pela companhia aérea Azul, a única a voar com esse modelo no país.
A encomenda veio depois que a Embraer anunciou pedido de 50 jatos, também de E195-E2, da americana Avelo Airlines, há alguns dias, um negócio avaliado em US$ 4,4 bilhões.
Até agora, a Latam não operava aviões da Embraer. A frota da empresa é formada por 286 jatos Airbus, 56 Boeing e 20 cargueiros da fabricante norte-americana, segundo a Embraer.
Com o investimento, o grupo LATAM “busca fortalecer sua malha aérea na América do Sul, com a oportunidade de adicionar até 35 novos destinos aos 160 já existentes”, mostrou o comunicado.
Sobre a aeronave
O Embraer E195-E2 promete maior eficiência no consumo de combustível e mais conforto aos passageiros. Segundo a Embraer, a aeronave proporciona até 30% de redução no consumo de combustível por assento em comparação com modelos da geração anterior.
Os E195-E2 integrarão a frota do grupo LATAM, que atualmente é composta por 362 aeronaves.
O grupo LATAM ampliou sua malha aérea de 129 para 160 destinos de passageiros – um aumento de 24% – desde 2021.