O Grande Prêmio do Azerbaijão, realizado no último domingo (21), marcou um fim de semana histórico para os pilotos Liam Lawson e Yuki Tsunoda, que conquistaram seus melhores resultados na Fórmula 1 até o momento.
No entanto, apesar do desempenho de destaque em Baku, ambos ainda aguardam definições sobre seus futuros na categoria.
A corrida foi a primeira desde o GP da Rússia de 2020 em que todas as equipes ligadas à Red Bull – a própria Red Bull Racing e a equipe satélite Racing Bulls – pontuaram com seus quatro pilotos.
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Max Verstappen, atual tetracampeão mundial, venceu mais uma vez com a Red Bull. Já Lawson, representando a Racing Bulls, cruzou a linha de chegada em quinto lugar após largar na terceira posição – o melhor grid para um piloto neozelandês desde Chris Amon em 1976.
Tsunoda, agora companheiro de Verstappen na equipe principal, terminou logo atrás, em sexto, conquistando sua melhor colocação desde a temporada de estreia em 2021.
Outro destaque da Racing Bulls foi Isack Hadjar, que completou o top 10 e segue como um dos favoritos ao título de “rookie do ano”.
Red Bull adota cautela nas decisões para 2026
Apesar dos bons resultados, o único piloto com vaga garantida para 2026 é Max Verstappen. A Red Bull segue sem pressa para definir quem será seu companheiro de equipe, uma postura influenciada por experiências anteriores mal-sucedidas com trocas de pilotos.
“Todos os nossos pilotos estão sob contrato. Temos todas as cartas na mão”, afirmou Laurent Mekies, chefe da Red Bull Racing, promovido da Racing Bulls em julho para substituir Christian Horner.
“Não vamos esperar até Abu Dhabi, mas ainda temos algumas corridas para observar antes da decisão”.
Hadjar cotado para substituir Tsunoda
A permanência de Yuki Tsunoda ao lado de Verstappen está longe de ser garantida. O franco-argelino Isack Hadjar, de apenas 20 anos, vem se destacando e já soma um pódio na temporada – terceiro lugar no GP dos Países Baixos – o que o coloca como favorito a assumir a vaga do japonês.
Entretanto, a Red Bull ainda avalia se Hadjar está pronto para enfrentar o desafio de ser companheiro de Verstappen, uma das posições mais exigentes da F1.
Na Racing Bulls, o jovem Arvid Lindblad, de 18 anos, é cotado para uma promoção, embora ocupe apenas a sétima posição na Fórmula 2 e possa ser mantido por mais um ano na categoria de base. Caso Lindblad suba e Hadjar vá para a equipe principal, a disputa pela segunda vaga na Racing Bulls ficará entre Lawson e Tsunoda.
Com a saída da Honda – patrocinadora de Tsunoda – da Red Bull ao fim do ano, para fornecer motores à Aston Martin a partir de 2026, o favoritismo recai sobre Lawson. Ainda assim, a performance de Tsunoda em Baku foi considerada um “exemplo limpo” do seu potencial, nas palavras de Mekies.
Confiante, o piloto japonês acredita que entrou em uma nova fase.
“Tenho a sensação de que desbloqueei algo que posso levar para as próximas corridas”, declarou Tsunoda após a prova.