A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), cumpriu, na segunda-feira (22/09), mandado de prisão temporária de um homem, de idade não identificada, apontado como integrante de grupo criminoso envolvidos em compras eletrônicas mediante utilização de cartões clonados.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, os criminosos compravam dados de cartões de crédito em plataformas da deepweb e mantinham contato com diversas empresas por meio das redes sociais, convencendo os vendedores a realizar as vendas por intermédio de links enviados por plataformas de conversas.
“Os autores costumavam realizar compras na internet com os cartões clonados e os valores das aquisições eram sempre superiores a R$ 50 mil. Depois que o trâmite era realizado, posteriormente eles acionavam motoristas de frete para recolher o material e destinar aos cuidados do grupo criminoso”, contou o delegado.

Ainda segundo o delegado, em março deste ano, a equipe policial do 1º DIP já havia deflagrado uma operação onde foi recuperada mais de uma tonelada e meia de produtos de limpeza comprados por meio de links pela internet.
“Na ação, foi preso em flagrante um homem, de idade não identificada, em posse de diversas impressoras industriais avaliadas em aproximadamente R$ 80 mil, além de produtos de limpeza adquiridos de uma empresa no estado do Pará. Outro integrante, também homem, de idade não identificada, foi preso em julho deste ano”, disse Cícero.
Conforme o delegado, o último membro do grupo criminoso foi preso na rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Tancredo Neves, zona leste.
O homem responderá por estelionato, associação criminosa e falsidade ideológica e está à disposição da Justiça.