Fluminense e Lanús empataram por 1 a 1 na noite desta terça-feira (23), no jogo de volta da série eliminatória válida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Canobbio abriu o placar com um golaço de voleio, ainda no primeiro tempo, mas Aquino empatou para os visitantes na etapa complementar. A igualdade frustrou os presentes no Maracanã.
O jogo ainda ficou marcado por um episódio triste. A torcida do Lanús entrou em conflito com a Polícia no setor visitante e alguns torcedores argentinos ficaram feridos. A situação atrasou o início do segundo tempo em quase 30 minutos.
Com o resultado, o Tricolor das Laranjeiras está eliminado da Copa Sul-Americana, e o Lanús avança. As semifinais do torneio continental estão marcadas para as semanas dos dias 22 e 29 de outubro.
Agora, o Fluminense terá jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil por disputar. No domingo (28), Renato Gaúcho e companhia enfrentarão o Botafogo, no Maracanã, em clássico carioca válido pela liga nacional.
Como foi o jogo?
Atrás no placar agregado, o Fluminense começou indo para cima do Lanús e criando boas oportunidades de finalização, especialmente com cruzamento. Lucho Acosta, Canobbio e Everaldo tiveram boas chances.
Em um desses cruzamentos, saiu o gol que empatou a eliminatória. Serna avançou pela esquerda, a bola aérea encontrou Lucho Acosta e, após cabeçada do argentino, Canobbio finalizou com lindo voleio para abrir o placar.
Passado o gol, o Tricolor das Laranjeiras diminuiu o ritmo e viu o Lanús ter mais a bola na reta final do primeiro tempo, sem efetividade. As equipes foram para os vestiários com tudo igual.
Na volta para a etapa complementar, como mencionado, houve o conflito entre torcedores do Lanús e a Polícia. O árbitro Jesús Valenzuela retardou o início do segundo tempo em quase 30 minutos, e jogadores dos dois times tentaram apaziguar os ânimos.
Com a bola rolando, o Fluminense manteve o domínio em busca do segundo gol. Freytes desperdiçou grande oportunidade em cobrança de escanteio. A cabeçada do defensor passou raspando a trave de Lozada.
A partir dos 15 minutos, contudo, o duelo começou a ficar mais tenso. A equipe de Renato Gaúcho começou a perder fôlego e, sem querer se arriscar, deixou o Lanús gostar do jogo. E o castigo veio.
Em contra-ataque puxado na “marcha lenta”, o marasmo do Lanús só não foi maior que o da defesa do Fluminense. Aquino tabelou com Marcelino Moreno que, com grande passe, encontrou o meio-campista para decretar o empate.
Depois do gol, os papéis se repetiram com os do início do primeiro tempo. Enquanto o Fluminense se lançava ao ataque de maneira desesperada, o Lanús se segurava na defesa e tentava um contra-ataque para sentenciar a eliminatória.
No desespero, o Fluminense ainda acertou a trave em cabeçada de Germán Cano. Quase que o herói da Libertadores de 2023 foi decisivo mais uma vez.
Dessa forma, a pressão não deu certo, e a campanha excelente do Fluminense na Copa Sul-Americana terminou no Maracanã. O gol de Aquino, que classificou o Lanús, foi o único sofrido pela equipe carioca em seus domínios.