O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária (Faea), promove, durante a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), o 1º Leilão Comercial da Pecuária do Amazonas.
O evento terá a participação de 120 criadores/expositores da pecuária amazonense, e acontecerá no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no dia 4 de outubro (sábado). As inscrições ocorrem a partir das 11h, no dia do Leilão, com início às 13h.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, a realização do leilão vai ocorrer na Expoagro de forma inédita, na qual terá vários animais com um alto valor genético, de criadores de cinco municípios do Amazonas, que possuem vocação na criação na pecuária. “O Governo do Amazonas, junto a Faea, vai fazer um grande evento para potencializar a pecuária amazonense, apresentar uma vitrine do agronegócio para todas as pessoas que visitaram o parque. Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, estamos desenvolvendo o setor primário no estado”, ressalta Daniel.
O Primeiro Leilão Comercial da Pecuária do Amazonas apresentará lotes de bovinos, bubalinos, equinos,ovinos e caprinos. Ao todo, a 47ª Expoagro terá 120 expositores-criadores de animais dos municípios de Iranduba, Careiro, Manacapuru, Autazes, Careiro da Várzea e Manaus.
Serão 745 animais que ficarão em exposição, sendo 210 bovinos, 420 caprinos e ovinos, 115 equinos. Eles poderão ser vistos pelo público em baias e currais, locais onde também funcionará o chamado “Shopping de Preços”, que é a negociação de compra e venda dos animais fora do leilão, durante toda a semana da 47ª Expoagro.
Apoio ao Hospital do Amor
Segundo o responsável pela organização do leilão na Faea, Sérgio Soares, durante a organização do evento, veio a proposta de apoio dos criadores amazonenses realizarem a doação de uma parte do recurso adquirido ao Hospital do Amor.
“Vários pecuaristas abraçaram a causa doando alguns lotes de animais para o Hospital do Amor, instituição que hoje cuida de pessoas com câncer em todo o país, gratuitamente, inclusive aqui no Amazonas. Sete lotes de animais já foram doados, e o valor obtido com os arremates será revertido para a instituição”, disse Sérgio.