O tráfego de veículos na nova ponte sobre o Rio Curuçá, na BR-319, foi liberado nesta segunda-feira (29), exatamente 3 anos e um dia depois do desabamento da antiga estrutura. A ponte deve facilitar a mobilidade dos motoristas nos dois sentidos da rodovia, que é a única ligação terrestre do Amazonas com Rondônia e o restante do país.
A ponte sobre o Rio Curuçá desabou em 28 de setembro de 2022, matando cinco pessoas e deixou mais de 10 feridos. Carros foram arremessados sobre o rio e uma ponte provisória foi montada no local para não interromper o fluxo na rodovia. Desde 2021, o DNIT sabia dos riscos nos dois locais.
A liberação ocorreu por volta das 10h, sem cerimônia ou presença de autoridades. Funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retiraram os cones que bloqueavam as cabeceiras da ponte e permitiram o avanço de motoristas e motociclistas.
A nova estrutura, localizada no quilômetro 23 da rodovia federal, possui 150 metros de extensão, duas faixas de tráfego, acostamento e passarela sinalizada na lateral.
A ponte, que teve investimento total de R$ 28,4 milhões, enfrentou desafios de engenharia como a subida e descida das águas e a execução de um acesso lateral com aterro e balsa para manter o fluxo de veículos durante as obras.
O taxista Jaime da Silva depende da travessia sobre o Rio Curuçá para trabalhar. Ele celebrou a liberação da nova ponte e mostrou otimismo.
“Vai ser bom demais pra gente. Já passamos tanto sufoco. Fica melhor pra todo mundo” , disse.
Segundo motoristas que passam pelo local diariamente, a travessia improvisada ao lado da nova ponte costumava trazer riscos aos motoristas de veículos grandes, principalmente durante o período da cheia dos rios, entre os meses de novembro e junho.
“Estava ruim demais no improvisado. Quando o rio enche ficava arriscado o caminhão cair na água como quase houve com colegas, agora o fluxo melhora”, afirmou um caminhoneiro antes de fazer a travessia pela nova estrutura.
Apesar de funcional, uma cerimônia de inauguração está prevista para o mês de outubro com a presença do presidente Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/w/y/TDkMSQQRCmzApA13tACg/captura-de-tela-2025-09-27-165834.png)
Ponte sobre Rio Autaz Mirim segue em obras
A ponte sobre Rio Autaz Mirim, que desabou dez dias após o acidente no Rio Curuçá, também está sendo reconstruída na altura do quilômetro 25 da BR-319. Segundo o DNIT, a previsão é de que a estrutura seja entregue no início de 2026.
As obras no local sofreram atrasos. Durante vistoria nas obras, realizada no último dia 13, o líder político do DNIT e senador, Eduardo Braga (MDB-AM), informou que foi necessário realizar a compra de novos equipamentos que já estão no local, mas houve demora na entrega de outros equipamentos comprados fora do país.
“Bom, os equipamentos estão em utilização, tivemos que comprar, a empresa comprou um equipamento bom, o equipamento já chegou, já está aqui, já está no canteiro de obra, mas alguns, que são também do exterior, não chegaram. Isso atrasou o cronograma”, reforçou.