O governo brasileiro tenta fechar os últimos detalhes com a Casa Branca para a realização do encontro entre Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo diplomatas brasileiros e americanos, as duas gestões federais estão em contato desde a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e discutem os detalhes para a reunião ser marcada.
A indefinição até o momento tem sido o local para a realização da reunião, já que Trump e Lula já têm compromissos e viagens marcadas para os próximos dias.
Por isso, reconhecem fontes ouvidas pela CNN, a reunião pode ficar para as próximas semanas, mas o esforço é para promover ainda em outubro.
Uma hipótese seria promover o encontro na Malásia ou na Itália, já que tanto Trump como Lula devem viajar para os dois países.
Embora o governo brasileiro prefira uma conversa por telefone, a gestão americana sinalizou que gostaria de uma reunião presencial.
A ideia é que a reunião tenha como objetivo abrir um canal de diálogo entre Brasil e Estados Unidos, interrompido desde a posse de Trump. E que os assuntos econômicos, como novas exceções para o tarifaço contra o Brasil, sejam discutidos no âmbito dos grupos técnicos.
Governo brasileiro ainda aguarda resposta dos americanos sobre local da reunião entre os dois chefes de Estado.