O governo brasileiro pediu a empresários ajuda na elaboração de um pacote comercial a ser ofertado pelo presidente Lula ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio já prepara uma proposta e tem consultado o setor privado sobre possíveis caminhos.
O mapeamento da pasta sobre cada setor está praticamente pronto, mas agora aguarda um sinal dos Estados Unidos sobre quais temas deverão entrar na pauta.
O governo brasileiro não quer colocar na mesa um tópico que não seja prioritário para os americanos, pois entende que pode perder ao incluir um assunto extra na negociação que não seja de interesse da Casa Branca.
Minerais críticos, terras raras e big techs estão entre os temas que despontam como prioridades do Brasil.
Sobre minerais, o que se estuda é um Plano de Ação para o Diálogo sobre Minerais Estratégicos que contenha, por exemplo, um amplo mapeamento geológico do Brasil, linhas de financiamento específicas e cooperação regulatória para o comércio de produtos e coprodutos minerais.
Também está na mira a possibilidade de compras brasileiras dos Estados Unidos em áreas como defesa, aviação e tecnologia.