A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 73ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), com apoio da Delegacia Fluvial (Deflu), apresentou, nesta terça-feira (30/09), o balanço da Operação Festlendas 2025. A ação resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e na prisão de cinco pessoas investigadas por envolvimento com o tráfico de drogas no município.
Em coletiva de imprensa, o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, relatou que o festival realizado no último fim de semana aconteceu dentro da normalidade, com a presença reforçada da Polícia Civil.
“Ao final do festival, foram cumpridos mandados de busca e prisão de forma exitosa, resultando na detenção de lideranças do tráfico que vinham incomodando a população de Novo Aripuanã. Hoje, o município conta com uma Polícia Civil forte, presente e integrada às demais forças de segurança pública”, destacou o delegado.
De acordo com o delegado Jeferson Vicente, o objetivo da operação foi combater o tráfico de drogas e outros crimes durante o Festlendas 2025. Segundo ele, um trabalho investigativo aprofundado possibilitou a solicitação e o cumprimento de mandados judiciais.
“Com as ordens decretadas, realizamos buscas e conseguimos efetuar a prisão de cinco pessoas. Um dos presos estava comercializando entorpecentes durante o evento, enquanto duas mulheres vendiam drogas em suas residências, onde o movimento se intensificou por conta do festival”, explicou o delegado.
Ainda conforme a autoridade policial, outros dois indivíduos foram presos em razão de mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas. Durante as diligências, foram apreendidas drogas, uma arma de fogo, celulares e aproximadamente R$ 7 mil em espécie.
Todos os suspeitos foram conduzidos à unidade policial, passaram por audiência de custódia e permaneceram à disposição do Poder Judiciário.