Manaus registrou, entre janeiro e setembro, uma queda de 90,3% nos roubos ao transporte público em relação ao pico da série histórica registrado em 2017, que contabilizou 2.592 casos. Este ano, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) foram contabilizados 249 registros. O resultado é reflexo das ações estratégicas e integradas entre a Polícia Militar (PMAM) e a Polícia Civil (PC-AM), por meio do Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (NURCC).
O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, ressaltou que é uma preocupação constante da segurança pública dar uma resposta positiva para esse tipo de crime, que atinge diretamente o trabalhador, que necessita utilizar o serviço do transporte público.


“Recebemos uma determinação do governador Wilson Lima para que trabalhássemos para dar segurança à nossa população e isso engloba o transporte público. O que vemos agora é o resultado desse trabalho muito forte da nossa Polícia Militar, que está fazendo a repressão e trabalhando muito alinhada com a Polícia Civil, por meio do Nurcc, o que possibilitou esse resultado”, frisou Almeida.
Ações
Manaus alcançou esse resultado, a partir de ações assertivas realizadas tanto pela Polícia Militar, quanto pela Polícia Civil. O subcomandante da PMAM, coronel Thiago Balbi, pontuou que a corporação mantém diversas estratégias eficazes de policiamento, dentre elas o mapeamento diário das ocorrências.
Conforme o coronel, todos os roubos registrados são lidos e compilados com detalhes minuciosos, onde constam, além do horário, a linha do coletivo, a rua e o bairro, onde foi praticado o crime.
“A partir dessas informações, a gente direciona o policiamento ostensivo e as operações para fazer com que o transporte coletivo seja bem mais seguro na cidade. Estamos alcançando reduções drásticas e são números que há muito tempo não se via no transporte coletivo”, destacou o subcomandante.
O coordenador do Núcleo de Repressão aos Roubos ao transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (NURCC), delegado Charles Araújo ressaltou que outro fator que, também, tem contribuído para esse resultado, é a troca de informações entre o Nurcc com as equipes de inteligência da Polícia Militar. Ele lembrou, ainda, sobre o papel do Núcleo no combate a esse tipo de crime.
“Esses programas foram traçados e focados principalmente nessa população que diuturnamente se utiliza o transporte coletivo como nas rotas do Distrito Industrial também. Nossa luta é diária. Então, nós só estaremos satisfeitos quando a gente conseguir extinguir esse crime dos nossos transportes coletivos e mesmo assim, continuaremos trabalhando para que a nossa população esteja cada vez mais segura”, ressaltou o delegado.
Prisões
Conforme Charles Araújo, em pouco mais de um ano, o Nurcc deflagrou 20 grandes operações policiais que resultaram no cumprimento de cerca de 90 mandados de prisões.
“E o mais importante, a maioria desses indivíduos continua presa, justamente pelo trabalho de investigação bem elaborado pelas nossas equipes, que conseguem mostrar que eles realizaram vários assaltos, e a partir daí a gente planeja tudo, representa para a Justiça, e com a decretação desses mandados de prisão, eles continuam presos e a nossa população continua segura”, destacou.
Investimentos
Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 1,16 bilhão em segurança pública. Os valores foram destinados não só a aquisição de novos armamentos, munições, renovação da frota de viaturas de quatro e duas rodas, como também em concurso público, que possibilitou o chamamento de 2,8 mil novos servidores para as Forças de Segurança, além da implantação de novas tecnologias como o Sistema Paredão.