A Copa do Mundo de 2034, que será sediada pela Arábia Saudita, tem grandes chances de começar, na verdade, em 2035. É o que diz uma matéria do site “The Athletic”, do jornal “The New York Times”.
Nenhuma data foi anunciada ainda, mas, por conta do forte calor, a tendência é que o Mundial seja realizado no inverno do hemisfério norte, como aconteceu na Copa do Catar, em 2022, que começou em novembro.
No caso da Copa de 2034, porém, a ideia seria empurrá-la para o início de 2035, de forma a evitar o mês sagrado muçulmano do Ramadã, que cairá em novembro e dezembro de 2034.
“Precisamos ter a mente aberta”, diz presidente da Fifa
Presidente da Fifa, Gianni Infantino participou da assembleia geral da European Football Clubs, em Roma, nesta quinta-feira (9), quando foi questionado por jornalistas sobre quando a entidade entraria nos “detalhes” da decisão sobre quando realizar a Copa de 2034.
“Já estamos nos detalhes — estamos discutindo com todos, o tempo todo, e não se trata apenas de uma Copa do Mundo, é uma reflexão geral”, explicou.
“Mesmo jogar em alguns países europeus em julho é muito, muito quente. Então, talvez precisemos pensar sobre os melhores meses para jogar futebol, que é junho na Europa. Não é muito usado, certo?”
“Talvez existam maneiras de otimizar o calendário, mas estamos discutindo isso. Só precisamos ter a mente aberta.”
O exemplo da Copa do Mundo do Catar, em 2022
Infantino acredita que a indústria do futebol precisa ser mais aberta em relação a quando realiza seus maiores torneios, em especial a Copa do Mundo, que tradicionalmente é disputada no verão do hemisfério norte.
“Se você quiser jogar ao mesmo tempo em todos os lugares, então pode jogar em março ou em outubro — porque em dezembro, você não joga em uma parte do mundo, e em julho, nós não jogamos em outra parte do mundo”, disse em seu discurso.
A Copa do Mundo de 2022, no Catar, foi a primeira a ser disputada fora da tradicional janela de verão, com o torneio sendo transferido para novembro e dezembro para evitar o calor extremo do verão no Estado do Golfo.
A mudança já havia gerado um debate e tanto, uma vez que os campeonatos europeus foram obrigados a fazer pausas no meio da temporada. Na prática, porém, produziu-se uma Copa do Mundo em que os jogadores pareciam descansados.
Muitos na Europa, porém, esperavam que o Catar 2022 fosse uma exceção, mas com a Arábia Saudita escolhida como sede da Copa do Mundo de 2034, é improvável que o torneio volte ao seu espaço habitual no calendário.