O chefe do Comando Central dos EUA (CENTCOM), Almirante Brad Cooper, pediu ao Hamas para parar de atirar em civis em Gaza em uma declaração nesta quarta-feira (15).
“Reiteramos fortemente que o Hamas suspenda imediatamente a violência e pare de disparar contra civis palestinos inocentes em Gaza – tanto nas partes de Gaza controladas pelo Hamas quanto naquelas protegidas pelas Forças de Defesa de Israel atrás da Linha Amarela”, disse Cooper.
A “linha amarela” é uma referência à linha inicial de retirada israelense como mostrado em um mapa de cessar-fogo divulgado pela Casa Branca e representa uma área em Gaza onde as forças israelenses ainda estão presentes.
“Esta é uma oportunidade histórica para a paz. O Hamas deve agarrá-la, parando ataques, aderindo estritamente ao plano de paz de 20 pontos do presidente Trump, e começando desarmamento sem demora”, acrescentou Cooper.
O CENTCOM “comunicou suas preocupações aos mediadores regionais, que concordaram em trabalhar com os Estados Unidos para impor a paz e proteger os civis em Gaza”, disse Cooper no comunicado.
A declaração acontece após confrontos violentos começarem entre o Hamas e grupos rivais em várias áreas de Gaza nos últimos dias, enquanto crescem preocupações sobre a situação de segurança após a retirada de Israel de partes do território.