O Brasil conseguiu pela primeira vez uma medalha de ouro masculina em Campeonatos Mundiais de taekwondo. O fluminense Henrique Marques venceu o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 na divisão até 80kg. Com uma luta controlada, Henrique conseguiu a segunda medalha dourada do Brasil nesta edição em Wuxi, na China. Maria Clara Pacheco também foi campeã mundial em sua categoria na última sexta-feira.
— Muito feliz com essa conquista, muito feliz com o meu desempenho em quadra, muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida. Saímos campeões aqui e tudo isso é graças a muito trabalho. Esse foi o primeiro passo e, se Deus quiser, lá em Los Angeles 2028 a gente vai ser campeão também — disse Henrique após a competição.
No ranking mundial da categoria, Henrique ocupa o 7º lugar. Para chegar à grande final, Marques passou por atletas de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia.
No primeiro round da final, Henrique venceu por 2 a 1. Ele conseguiu um chute no colete do chinês, que vale dois pontos. Marques estava bem concentrado na luta, apesar de Xiang ser mais alto. O único ponto que o brasileiro tomou foi por uma punição, cedido propositalmente para queimar relógio no fim do primeiro round.
No segundo round, Henrique conseguiu ter mais toques no colete do chinês. Apesar de a pontuação ficar em 0x0, no quesito desempate, o brasileiro ficou com a vitória. Henrique conseguiu controlar bem o duelo e administrar a vantagem para a vitória histórica.
O Mundial de taekwondo será disputado até o dia 30 de outubro. Entre os brasileiros que continuam na disputa, destaque para Netinho, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris na categoria até 68kg.

