O Furacão Melissa, de categoria 5, chegou à Jamaica nesta terça-feira (28), com ventos de quase 300 km/h, e atinge região onde vive mais da metade da população do país.
O fenômeno se intensificou o extremamente rápido, chegando na rara categoria 5 e se tornando a tempestade mais forte do planeta neste ano.
O último furacão do Atlântico a atingir a Jamaica com categoria 5 foi o Dorian, em setembro de 2019. Ele passou por Elbow Cay, nas Bahamas, com ventos de até 297 km/h.
O furacão Gilbert é a tempestade mais forte a atingir a Jamaica atualmente. Ele o fez como um furacão de categoria 4, com velocidades de 219 km/h, em 1988.
A OMM (Organização Meteorológica Mundial) fez um alerta sobre condições catastróficas na Jamaica com a chegada do furacão Melissa, trazendo rajadas de vento, inundações repentinas e deslizamentos de terra, marcando a pior tempestade a atingir a ilha neste século.
O governo do país abriu mais de 800 abrigos em prédios como escolas e centros comunitários, construídos para suportar o clima previsto para as próximas horas e dias.
Os jamaicanos foram aconselhados a levar alimentos suficientes para dois ou três dias se viajarem para esses abrigos, explicou o ministro.
O NHC (Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos) fez um alerta sobre deslizamentos de terra, “inundações repentinas catastróficas” e ventos que “podem causar falha estrutural total” com a chegada do furacão na Jamaica.

