João Fonseca vive um novo marco na promissora trajetória que constrói no tênis mundial. Aos 19 anos, o carioca alcançou nesta segunda-feira (3) o melhor ranking da carreira, aparecendo na 24ª posição na lista oficial da ATP.
O número representa a terceira melhor colocação de um brasileiro na história do circuito, atrás apenas de Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci.
Mesmo eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, Fonseca somou 50 pontos no torneio e subiu quatro posições em relação à semana anterior, totalizando 1.665 pontos. A marca já estava assegurada desde sexta-feira, mas foi oficializada pela ATP na atualização desta segunda.
Com o avanço, Fonseca igualou a melhor posição obtida por Thomaz Koch, em 1974, e superou o 25º lugar de Fernando Meligeni, registrado em 1999. Na história, só Guga (número 1 do mundo em 2000) e Bellucci (21º colocado em 2010) estiveram à frente do jovem tenista no ranking mundial.
Leia mais: João Fonseca faz história, vence Fokina e é campeão do ATP 500 da Basileia
Leia mais: João Fonseca é destaque no circuito ATP e caminha para a elite do tênis, diz The New York Times
O brasileiro decidiu não disputar o ATP 250 de Atenas nesta semana, encerrando a temporada com 1.657 pontos, já considerando a defesa mínima de pontos. Ainda assim, ele segue garantido entre os 30 melhores do mundo, sem risco de queda imediata.
No início do ano, Fonseca havia traçado como meta terminar 2025 dentro de uma possível vaga para ser cabeça de chave em um Grand Slam.
João Fonseca não participará de mais torneios oficiais em 2025, mas voltará às quadras em uma exibição especial contra o espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking mundial, marcada para o dia 8 de dezembro, em Miami (EUA).

