A série “Tremembé”, lançada na sexta-feira (31) tem repercutido nas redes sociais e ganhou reação até mesmo de um dos condenados retratados na produção, Cristian Cravinhos. Com foco no cotidiano de alguns dos criminosos mais conhecidos do Brasil na penitenciária da cidade de Tremembé (SP), a obra é baseada em dois livros do jornalista Ullisses Campbell.
O autor também atua como roteirista da série ao lado de Vera Egito, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio. O retorno dos detentos para o convívio social também será uma das abordagens da produção.
Com cinco episódios na primeira temporada, “Tremembé” ainda não teve a continuação confirmada pelo serviço de streaming Prime Video. Confira abaixo tudo sobre a série de true crime.
Sobre o que trata a série
“Tremembé” é baseada nos livros de true crime “Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido” e “Suzane: assassina e manipuladora”, escritos pelo jornalista Ullisses Campbell, que também assina o roteiro ao lado de Vera Egito, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio. A produção tem direção geral de Vera Egito.
Os principais criminosos retratados são Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa), Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato), Elize Matsunaga (Carol Garcia) e Daniel Cravinhos (Felipe Simas).
Outros encarcerados do presídio homônimo à série que são retratados: Christian Cravinhos (Kelner Macêdo), Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi), Roger Abdelmassih (Anselmo Vasconcelos) e Sandrão (Letícia Rodrigues).
O que é verdade e o que é ficção
Focando nos principais acontecimentos da trama de “Tremembé”, é verdade que Matsunaga e Richthofen estiveram envolvidas em um relacionamento com Sandrão, uma depois da outra. O relacionamento de Cristian Cravinhos com um penitenciário também é fato.
Roger Abdelmassih, condenado a mais de 100 anos de cadeia, também fingiu estar doente na vida real a fim de tentar prisão domiciliar.
A entrevista de Suzane e Sandrão para o apresentador Gugu Liberato aconteceu da mesma forma que foi retratada na obra. Ele, inclusive, realmente a presentou com máquinas de costura de última geração.
Ao longo dos anos, a menina que matou os pais se tornou evangélica e esteve envolvida em atividades de costura.
Daniel Cravinhos se casou com a mulher que conheceu durante uma visita dela à penitenciária. Os dois se separaram em 2022.
No entanto, a ficção também teve papel para ajudar a relatar os fatos na produção. Os diálogos entre os personagens, por exemplo, foram construídos inteiramente pela equipe de roteiro.
A forma como Suzane e Elize se conheceram é fictícia.
Alguns nomes foram alterados, como o do detento que namorou Cristian Cravinhos, a menina que conheceu Daniel na cadeia e se casou com ele depois e a criminosa Poliana.
Ponto de vista
Os roteiristas da série “Tremembé”, Ulisses Campbell e Vera Egito, explicaram o ponto de vista da produção de true crime, lançada no dia 31 de outubro. Em entrevista à emissora CNN, eles afirmaram que os fatos relatados contemplam a versão do Ministério Público sobre cada um dos casos.
“O ponto de vista que a gente usa para abordar os crimes é a acusação do Ministério Público na qual eles foram condenados. Não contemplamos a versão da defesa deles, contemplamos a versão da sentença. Então nos cinco crimes que a gente aborda é essa versão”, diz Ulisses Campbell.
Segundo o roteirista, essa foi a escolha criativa para retratar os episódios de true crime. “Nos esforçamos ao máximo a retratar o que realmente aconteceu, principalmente no momento em que relatamos os crimes”, explica.
Vera Egito, roteirista e diretora-geral, também ressaltou a versão exposta na série. “Como são todos condenados e quase todos confessos, usamos a versão oficial e não é do nosso interesse debater porque a série não é sobre isso. A série é sobre o pós-crime dos condenados, pagando pelo crime”, reforça.
Duração
Ao todo, a produção soma aproximadamente 4 horas e 13 minutos. O Prime Video não confirmou a continuidade da série.
Veja o tempo de duração de cada episódio:
- Episódio 1 – “Confia em mim”: 47 minutos
 - Episódio 2 – “Até que a morte nos separe”: 59 minutos
 - Episódio 3 – “Assassinas na TV”: 51 minutos
 - Episódio 4 – “Acerto de contas”: 48 minutos
 - Episódio 5 – “Justiça seja feita”: 48 minutos
 
Bastidores
A atriz Carol Garcia, que interpreta Elize Matsunaga na série “Tremembé”, falou sobre o clima nos bastidores da produção em entrevista.
“A gente fez um pacto de respeitar o processo de cada um nos bastidores”, disse Carol Garcia. Marina Ruy Barbosa, que vive Suzane Von Richthofen, explicou que isso aconteceu durante a preparação do elenco fora do ambiente do set de gravações.
A ruiva afirmou que cada um dos atores tinha um método de se preparar para interpretar seus respectivos personagens.
“Eu falei assim ‘gente, eu não posso gostar e me divertir tanto com vocês porque no meu processo eu preciso estar muito focada para entregar o que eu preciso então vão ter momentos que vou estar mais introspectiva'”, disse a atriz.
Reação
Cristian Cravinhos, um dos nomes retratados, usou as redes sociais para dizer que a produção é uma “mentira”.
Cristian Cravinhos publicou, inicialmente, nos stories do Instagram: “Bora galera! Muita mentira”. Em seguida, usou os comentários para responder os seguidores. “A série é mentirosa! Acordem!”.
Aos ser questionado sobre o que seria mentira, Cravinhos respondeu que “praticamente tudo”. “Tudo pelo ibope”, concluiu o homem.
Cristian foi condenado pela morte do casal Manfred e Marísia Von Richthofen, fato que ocorreu em 2002. Desde março deste ano, ele cumpre pena em liberdade.
Ele foi o último dos três condenados pelo crime a ter sido beneficiado para cumprir a pena em liberdade. Daniel Cravinhos, seu irmão, está em regime aberto desde 2018, enquanto Suzane Von Richthofen cumpre o restante da pena em liberdade desde janeiro de 2023.

