O príncipe William, do Reino Unido, apoiou a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), proposto pelo governo brasileiro, em seu discurso durante a abertura da Cúpula de Líderes nesta quinta-feira (6).
“O financiamento climático está crescendo. Ações estão sendo tomadas em relação às emissões. A energia renovável está avançando em taxas recordes e fortalecendo economias em todo o mundo. As estratégias de adaptação e soluções baseadas na natureza também crescem. E a proposta do Brasil para o TFFF é um passo fundamental para a estabilidade climática“, disse o príncipe.Play Video
William também ressaltou que a iniciativa estava entre os finalistas ao Prêmio Earthshot – criado por ele e entregue na noite de quarta-feira (5), no Rio – na categoria dedicada à preservação da natureza. O prêmio, no entanto, foi entregue a outro projeto brasileiro.
Leia mais: Em 2º dia no Rio, príncipe William conhece projetos ambientais em Paquetá
O príncipe também destacou a importância de apoiar e fortalecer os povos indígenas e comunidades locais, que preservam a floresta há muito mais tempo.
“A verdadeira liderança global está naqueles que vivem em harmonia com a natureza”, falou. “Vamos construir um futuro em que povos indígenas e comunidades locais sejam reconhecidos como líderes globais.”
“COP30 é o nosso momento, não vamos desperdiçá-lo. Nossos filhos e filhas, netos e netas tem esperança em nós”, acrescentou.
O príncipe discursou durante a abertura da Cúpula de Líderes, evento pré-COP que tem início nesta quinta-feira (6), em Belém, no Pará. O encontro, que se estende até sexta-feira (7), reúne chefes de Estado e líderes globais e marca o início político das discussões climáticas.
A cúpula de Líderes deve definir o tom das negociações que ocorrerão na COP30 durante as próximas duas semanas.

