O fim de semana que Gabriel Bortoleto sonhava transformar em um marco da carreira acabou se tornando um pesadelo.
Correndo pela primeira vez diante da torcida brasileira na Fórmula 1, o piloto da Kick Sauber viu suas chances ruírem com dois abandonos consecutivos — primeiro na Sprint e depois na corrida principal do Grande Prêmio de São Paulo.
O paulista de 21 anos classificou a passagem por Interlagos como “um dos mais difíceis de toda a minha carreira”.
Leia mais: F1: Lando Norris vence GP de São Paulo e abre vantagem na luta pelo título


Estreia amarga
Na corrida Sprint, o drama começou cedo: ao tentar sair do vácuo de Alex Albon na aproximação da curva 1, Bortoleto perdeu o controle, acertou o muro interno e, em seguida, foi lançado para o outro lado da pista, batendo nas barreiras externas.
O impacto encerrou precocemente sua participação e comprometeu todo o restante do fim de semana.
Na corrida principal, o brasileiro também não teve sorte: Bortoleto reagiu bem e recuperou algumas posições antes de Lance Stroll colidir com seu carro e jogá-lo contra o muro, marcando o fim da corrida em casa do piloto.
“Estou muito chateado porque é minha primeira corrida em casa, então você sempre espera fazer um bom trabalho, ou pelo menos competir um pouco”, disse o brasileiro.
“Acho que este foi um dos fins de semana mais difíceis de toda a minha carreira, porque vejo que meus fãs estão aqui, minha família, minha equipe. Para eles, também é muito importante e foi um dos maiores acidentes que já tive na minha carreira — provavelmente o maior. Acho que é uma combinação de fatores”.
Acidente com Stroll
Bortoleto também falou sobre a batida com Lance Stroll, canadense da Aston Martin.
“Eu estava tentando a terceira ultrapassagem e acabei tendo contato com o Lance. Não quero apontar o dedo para ninguém. Acho que foi apenas um incidente de corrida. Na primeira volta, tudo pode acontecer”, explicou.
“Acho que obviamente eu estava do lado de fora e não consegui espaço dele, mas também foi difícil para ele perceber que eu estava ali. Só quero seguir em frente e me preparar para a próxima corrida”.
Apoio da torcida brasileira
Apesar do cenário em Interlagos, Bortoleto fez questão de agradecer o carinho dos fãs brasileiros, que lotaram as arquibancadas com cartazes e vestiram camisas em seu apoio.
“Obrigado. Mesmo durante os momentos difíceis deste fim de semana, eles estiveram lá apoiando, torcendo, gritando meu nome e presentes. Não tenho palavras para agradecer o suficiente”, começou.
“É simplesmente incrível ver meu país tão feliz por ter alguém aqui. Espero deixá-los orgulhosos em breve, porque em fins de semana como este, ninguém está feliz. Obrigado a todos, a cada brasileiro presente e a todos no mundo que assistiram e me apoiaram neste fim de semana”, finalizou.

