A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), com apoio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deflagrou, nesta quarta-feira (12/11), a Operação Resolution, que resultou na prisão de cinco integrantes de um grupo criminoso envolvido em roubo e extorsão mediante sequestro.
A vítima é um cidadão americano residente em Iranduba, que teve R$ 400 mil subtraídos de sua conta bancária enquanto era mantida sob grave ameaça de arma de fogo em um cativeiro.
Foram presas quatro mulheres, com idades de 22, 23, 30 e 33 anos, e um homem, de 31 anos, todos na zona oeste de Manaus. Outros dez indivíduos seguem sendo procurados.
Em coletiva de imprensa, o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, destacou o êxito das equipes policiais do município no cumprimento dos mandados de prisão.
“As nossas equipes da PC-AM conseguiram elucidar o sequestro de forma muito eficiente, o que resultou na prisão dessas cinco pessoas envolvidas nessa ação criminosa”, afirmou Mavignier.
O delegado Raul Augusto Neto informou que a vítima reside em Iranduba há cerca de cinco anos e foi atraída para o local do crime por uma das autoras, sob o pretexto de um encontro amistoso com ela e outras mulheres.
“Quando ele chegou ao local, surgiram alguns homens que o obrigaram, sob grave ameaça com arma de fogo, a realizar transferências via Pix para cada um deles que estava na casa. A intenção era dificultar o trabalho da polícia”, relatou Raul Augusto.
A autoridade policial acrescentou que a vítima foi mantida em cativeiro por um período antes de conseguir escapar e denunciar o caso. Posteriormente, foi possível recuperar cerca de 95% do valor subtraído, mediante medidas cautelares.
Procurados
A PC-AM solicita a colaboração da população para localizar os seguintes suspeitos: Natália Thaumaturgo, Beatriz Lohane Farias, Diego dos Santos, Emerson Braga da Silva, Fernanda da Silva Moraes, Fernan José Robelo, conhecido como “Venezuelano”, Jamison da Silva, José Henrique Gomes e Mayla Stefany Pinheiro, todos investigados por envolvimento no crime.
Informações podem ser repassadas pelos números (92) 99519-2173, disque-denúncia da 31ª DIP, 197 ou (92) 3667-7575, da Polícia Civil, ou ainda pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
“A identidade do informante será mantida em sigilo”, reforçou o delegado.
Procedimentos
Todos os presos responderão pelo crime de extorsão mediante sequestro. Eles passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.

