A isenção do café brasileiro da lista de produtos tarifados pelos Estados Unidos será um dos principais assuntos tratados na reunião desta quinta-feira (13) entre Mauro Vieira e Marco Rubio.
Segundo diplomatas americanos e brasileiros ouvidos pela imprensa, o tema deve ser mencionado pelo próprio secretário de estado americano, já que Donald Trump pediu celeridade sobre o assunto.
Vieira será recebido em Washington para tratar de um acordo de suspensão temporária das tarifas gerais de 40%. Ambos conversaram nesta quarta-feira (12) e marcaram a reunião desta quinta-feira (13).
A expectativa é de que o chanceler brasileiro saia do encontro com o esboço de um anúncio de acordo para ser anunciado em reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump em dezembro.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse na quarta-feira (12) que os americanos verão “anúncios substanciais” nos próximos dias com o objetivo de reduzir os preços de produtos como café, bananas e outros itens não cultivados no país.
Com a taxação contra o Brasil e a Colômbia, o café enfrentou uma forte alta dos preços nos Estados Unidos, o que preocupou o presidente americano.
Os Estados Unidos importam mais de 99% de seu café. A maior parte vem do Brasil — 30,7% – seguido por Colômbia(18,3%) e Vietnã (6,6%).

