Em confronto válido pelos 16 avos de final do Mundial Sub-17, no Catar, o Brasil superou o Paraguai nos pênaltis, nesta sexta-feira (14), e se classificou para a fase de oitavas de final da competição.
No tempo normal, a Seleção Brasileira ficou no 0 a 0 com o adversário sul-americano. A equipe atuou praticamente toda a partida com um jogador a menos, depois da expulsão do zagueiro Vitor Hugo logo aos sete minutos.
Já nas penalidades máximas, brilhou a estrela do goleiro João Pedro, promessa do Santos, com três cobranças defendidas. O próximo adversário do time comandado pelo técnico Dudu Patetuci será a França, em duelo que será realizado na próxima terça-feira (18), ainda sem horário definido.
Campeão pela última vez em 2019, o Brasil busca seu quinto título do Mundial Sub-17. Anteriormente, o país também subiu no lugar mais alto do pódio nas edições de 1997, 1999 e 2003.
A partida
O Brasil ficou com um jogador a menos logo aos sete minutos, quando o zagueiro Vitão acertou uma cotovelada no adversário e foi expulso do confronto. Mesmo com 10 em campo, a equipe foi a primeira a levar perigo, em cobrança de falta do ponta Kayke que o goleiro Matias Fernandez fez a defesa.
Mais tarde, aos 37 minutos, Kayke arriscou da entrada da área e Matias colocou a bola para escanteio.
No segundo tempo, a Seleção Brasileira seguiu criando as melhores oportunidades em busca de tirar o zero do placar. Em tentativa de longa distância, o meia Tiaguinho encheu o pé e o arqueiro paraguaio impediu o gol do time verde-amarelo.
Pouco depois, o Paraguai chegou com perigo em cabeçada que parou no travessão da meta defendida pelo Brasil.
Os brasileiros chegaram a balançar as redes na marca de 15 minutos, com o atacante Ruan Pablo, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance após revisão no VAR solicitada pelos paraguaios.
Com o resultado igual, Brasil e Paraguai se encaminharam para a decisão por pênaltis. O zagueiro Luis Eduardo isolou sua cobrança e desperdiçou a primeira pelo lado da Seleção Brasileira.
Após dois acertos de cada lado, o goleiro João Pedro parou a tentativa Jhosias Nuñez. Já nas cobranças alternadas, o lateral Arthur Ryan desperdiçou para o Brasil, mas o arqueiro do Santos defendeu mais duas batidas para colocar o país nas oitavas de final do Mundial.

