O 3º Encontro Norte-Nordeste do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) iniciou, nesta terça-feira (18/11), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), reunindo coordenações institucionais, docentes formadores, gestores educacionais e cursistas do programa nas regiões Norte e Nordeste do país.
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participa da programação como parceira logística do evento e como órgão responsável pela articulação das demandas de formação docente no Amazonas, por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad).
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Parfor é uma das mais importantes políticas públicas de formação superior para professores da educação básica em exercício. A iniciativa atua para reduzir desigualdades regionais, especialmente no Norte e Nordeste, regiões que historicamente apresentam os maiores índices de professores sem formação específica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/96).


Parfor no Amazonas
Desde 2009, quando o programa começou a ser executado, mais de 8 mil professores amazonenses já foram beneficiados com formações realizadas por instituições de ensino superior. Atualmente, o estado possui 2,3 mil professores em formação, distribuídos em cursos regulares do Parfor e também mais 650 docentes cursistas na modalidade Parfor-Equidade, que atende licenciaturas indígenas, Pedagogia Intercultural Indígena, Libras, Pedagogia do Campo e Educação Inclusiva, com cursos oferecidos pela Ufam e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em todo o estado.
De acordo com a professora doutora Regina Marieta, representante da Secretaria de Educação e responsável pelo colegiado do Fepad, o Fórum desempenha papel estratégico dentro da política. É o Fepad que mapeia a necessidade de formação docente no Amazonas e comunica às instituições de ensino superior para abertura de editais e portarias de formação, garantindo que os cursos sejam planejados de acordo com a realidade das escolas públicas.
“As discussões do Parfor são fundamentais para o Norte e Nordeste, regiões que ainda enfrentam maiores desafios educacionais. Qualificar o corpo docente amazonense significa fortalecer a escola pública e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou a professora.
Discussão urgente para o novo PNE
O coordenador do ForParfor da Região Norte e também coordenador geral do 3º Enneparfor, professor doutor Mark Clark Assen, ressaltou que o encontro em Manaus ocorre em um momento-chave para o país. O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, de 2014, chega ao fim em 2025 com metas essenciais ainda não cumpridas, entre elas, as relacionadas à formação e valorização de professores.
“O debate sobre o Parfor hoje é urgente. Precisamos pensar políticas públicas para o novo PNE, porque não podemos repetir o cenário anterior. O encontro reúne vozes da universidade, dos sistemas de ensino e dos próprios professores para projetar um caminho de fortalecimento da docência no Brasil”, enfatizou o coordenador.
Debates
Ao longo dos três dias de programação, o 3º Enneparfor promove painéis e mesas que abordam temas centrais como os impactos do Parfor na redução de desigualdades regionais; experiências formativas nas licenciaturas; formação docente para contextos indígenas, ribeirinhos e de floresta; desafios para o novo Plano Nacional de Educação e apresentação de pesquisas, livros e materiais produzidos por cursistas e egressos.
O encontro reúne representantes de estados do Nordeste e de estados da região Norte, com participação presencial e online de profissionais de diversas redes de ensino.
A presença da Secretaria de Educação reforça o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar ações de formação continuada e garantir que professores da rede pública tenham acesso à qualificação acadêmica, com impacto direto na qualidade da educação ofertada aos estudantes.

