As inscrições para concorrer às 250 vagas oferecidas pelos Colégios Militares da Polícia Militar do Amazonas (CMPMs) podem ser realizadas até sexta-feira (21/11). Este ano, pela primeira vez, será aplicada prova para seleção de estudantes que desejam ingressar nas unidades de ensino da corporação.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) divulgou o edital, no dia 14 de novembro, e o novo método de ingresso fará parte do calendário anual. O Governo do Amazonas, por meio da corporação e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, administra atualmente oito unidades na capital e uma em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
O comandante-geral da PMAM, Klinger Paiva, destacou que os primeiros dias de inscrições tiveram grande adesão e procura do público, e que isso demonstra o interesse dos pais e responsáveis no ensino desenvolvido pelas unidades do CMPM.


“Nossas escolas estão com excelentes resultados, que mostram que o ensino aplicado nas nossas unidades escolares visa o aprimoramento intelectual das crianças e jovens e, também, a formação dos nossos alunos para que se tornem cidadãos conscientes”, ressaltou o comandante-geral.
As inscrições devem ser feitas de forma on-line pelo formulário disponível no portal da Polícia Militar do Amazonas, no endereço eletrônico oficial https://pm.am.gov.br/portal/. O processo seletivo é destinado aos alunos que irão ingressar no 6º ano do ensino fundamental ou na 1ª série do ensino médio. A prova intelectual, primeira etapa do certame, será aplicada no dia 30 de novembro.
Os candidatos deverão comprovar, até data da matrícula, que concluíram ou estão cursando o ano escolar correspondente à vaga pleiteada: 5º ano do fundamental para o 6º ano e 9º ano para a 1ª série. É obrigatório também que o aluno se enquadre nos limites de idade, até 11 anos para o fundamental e até 15 anos para o ensino médio, e que não tenha sido excluído disciplinarmente de uma unidade dos CMPMs.
Das 250 vagas ofertadas, 170 são destinadas ao 6º ano, sendo dez vagas para o CMPM I e 20 vagas para cada uma das demais unidades. Para a 1ª série, serão disponibilizadas 80 vagas, com dez para cada escola, exceto o CMPM I. Do total, 5% são reservados para candidatos com deficiência, ou seja, deficiência física, sensorial, intelectual e transtornos globais de desenvolvimento.
O processo seletivo será composto pela prova intelectual e pela análise do boletim escolar da instituição anterior, ambas etapas eliminatórias. Após o resultado final, os aprovados serão matriculados nas respectivas unidades escolares.

