A Red Bull venceu o Grande Prêmio de Las Vegas neste sábado (22) com Max Verstappen e voltou com força à disputa pelo título da Fórmula 1 após a surpreendente desclassificação do líder do campeonato, Lando Norris, da McLaren, e de seu companheiro de equipe Oscar Piastri.
Norris, que largou na pole e terminou em segundo, e Piastri, quarto colocado, foram excluídos por desgaste excessivo no assoalho horas depois do fim da corrida, quando o pódio já havia sido celebrado com champanhe.
Com o desdobramento, o britânico Norris ficou 24 pontos à frente do tetracampeão Verstappen e do australiano Piastri — agora empatados — a duas etapas do fim, no Catar e em Abu Dhabi, ainda com 58 pontos em disputa.
Os comissários eliminaram os pilotos da McLaren após uma inspeção pós-corrida da FIA constatar que a espessura do assoalho estava abaixo do mínimo permitido.
A FIA afirmou acreditar fortemente que a infração foi não intencional, sem tentativa deliberada de burlar o regulamento.
“É frustrante perder tantos pontos”, disse Norris em comunicado da equipe.
“Como equipe, estamos sempre buscando o máximo de desempenho possível, e claramente não encontramos o equilíbrio ideal hoje. Nada do que eu fizer vai mudar isso agora — então o foco total se volta para o Catar, onde vamos tentar entregar o melhor desempenho possível em todas as sessões”.
George Russell, vencedor da prova noturna no ano passado e, assim como Norris, completando sua 150ª largada, herdou o segundo lugar, com o companheiro Kimi Antonelli em terceiro após partir da 17ª posição — um excelente resultado para o novato italiano.
Um pouco de sorte
Antonelli cruzou a linha em quarto, mas caiu para quinto após receber uma penalidade de cinco segundos por queimar a largada.
Norris, que terminou 20s741 atrás de Verstappen, ainda pode garantir o título já no próximo fim de semana, no Catar, mas o atual campeão voltou a ficar ao alcance e já sente a chance de conquistar o quinto título consecutivo.
“Depende muito de como nosso carro vai se comportar no Catar e em Abu Dhabi”, disse Verstappen antes da desclassificação da McLaren. “Abu Dhabi é uma pista muito favorável à McLaren, mas veremos. A diferença também não é algo fácil de reverter. Precisamos de um pouco de sorte para isso, mas ainda podemos vencer corridas — e vamos tentar”.
A McLaren já assegurou o título de construtores pelo segundo ano consecutivo.
Foi a 69ª vitória da carreira de Verstappen e a sexta da temporada, além de seu 125º pódio e o oitavo consecutivo, justamente no 150º grande prêmio da parceria da Red Bull com a Honda.
Punições e acidentes
Norris perdeu a liderança para Verstappen na largada, caindo para terceiro ao escapar na primeira curva e abrir espaço para o holandês e para Russell.
Recuperou a segunda posição de Russell na 34ª das 50 voltas, mas precisou administrar combustível até o fim.
“Deixei o Max vencer”, brincou após ser levado ao pódio com Norris e Russell em um conversível Cadillac rosa feito de LEGO, dirigido pelo ator Terry Crews enquanto fogos de artifício iluminavam o céu da Strip.
Charles Leclerc, da Ferrari, subiu para quarto nos resultados ajustados, enquanto Carlos Sainz, da Williams, ficou em quinto.
Isack Hadjar foi o sexto pela Racing Bulls, seguido por Nico Hulkenberg, da Sauber, e Lewis Hamilton, da Ferrari. A dupla da Haas, Esteban Ocon e Ollie Bearman, completou o top 10.
Piastri caiu de quinto para sétimo na volta inicial após contato com Liam Lawson, da Racing Bulls, que despencou para último com o carro bastante danificado.
Verstappen já estava 20 segundos à frente do pelotão na volta 23 e parou nos boxes na metade da corrida, retornando ainda na liderança após Russell e Norris terem trocado antes para pneus duros.
Lance Stroll, da Aston Martin, foi eliminado após ser atingido por Gabriel Bortoleto, da Sauber, quando o novato brasileiro forçou uma manobra agressiva na primeira curva e ficou sem espaço — ambos abandonaram.
Bortoleto recebeu uma punição de cinco posições no grid para o Catar.
Pierre Gasly, da Alpine, também rodou na largada, e o safety car virtual foi acionado na segunda volta para que fiscais retirassem detritos entre as curvas um e quatro.
O VSC voltou a ser acionado na volta 16 por mais detritos na pista após a colisão entre Alex Albon, da Williams, e Hamilton — que largou em 19º e último e já aparecia em 13º na volta inicial.
Albon, cuja equipe perdeu contato de rádio com o carro desde a largada, recebeu uma penalidade de cinco segundos por causar o acidente e também foi advertido por irregularidade no procedimento de largada.

