O maior mutirão oftalmológico já realizado pelo Governo do Amazonas começou, nesta segunda-feira (24/11), no Centro de Convenções Vasco Vasques, levando atendimento gratuito, rápido e completo para quem precisava de exames e óculos, mas não tinha condições de pagar. A meta é atender 12 mil pacientes até dezembro. O mutirão foi lançado pelo governador Wilson Lima.
O serralheiro Daniel Carlos Almeida, de 42 anos, recebeu a convocação para realizar os exames e explicou que precisava fazê-los, mas não tinha como pagar. “É muito bom, vai agilizar, ser mais rápido. Eu tenho a expectativa de fazer alguns exames mais específicos. Eu não tive condições de fazer os exames que o médico pediu, estava dando mais de mil reais”, contou Daniel.


A dona de casa Maria Alice Marques, 58, foi uma das beneficiadas. Desempregada, ela viu no mutirão a chance de resolver algo que não cabia no orçamento. “Esse mutirão veio cair bem, porque eu desempregada, aproveitei. É ótima essa ação, porque tem tantas pessoas que querem fazer os óculos e não têm dinheiro para fazer”, disse Maria Alice.
A ação integra o programa Opera+ Amazonas e vai realizar 12.563 atendimentos até dezembro, com consultas, exames especializados e entrega gratuita de óculos em 15 de dezembro. Somente nesta segunda-feira, a meta foi atender 4 mil pacientes no Vasco Vasques. Todos passam por avaliação completa, incluindo acuidade visual e exame de refração, etapa essencial para identificar a necessidade de óculos.

Quem precisar, escolhe o modelo no local e já tem entrega garantida no dia 15 de dezembro. Pacientes com catarata também já saem com a cirurgia agendada.
As consultas são realizadas por clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS). Os pacientes estão sendo chamados pelo Sistema de Regulação, por meio da assistente virtual do Saúde AM Digital, que informa data e horário. A próxima etapa do mutirão acontece nos dias 1° e 2 de dezembro, garantindo continuidade no esforço para diminuir drasticamente o tempo de espera.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o avanço na oferta de atendimentos é resultado direto de uma gestão mais estruturada e tecnicamente preparada.

“Nunca havia acontecido uma intensificação nesta magnitude em relação a consultas oftalmológicas e a partir do momento em que você tem uma Secretaria de Saúde que está muito mais organizada administrativamente, que tem uma capacidade técnica para realizar processos de credenciamento, nós temos a possibilidade de ampliar a oferta, de fazer com que as ações possam acontecer numa velocidade maior e utilizando também espaços como este”, afirmou a secretária.
Mutirão de Catarata
Paralelamente, o Governo do Amazonas segue avançando no mutirão de cirurgias de catarata, outra frente do programa Opera+ Amazonas. Lançado em outubro, o esforço disponibilizou 12 mil vagas, atendendo uma fila histórica da regulação.
Desde o início, mais de 6 mil cirurgias já foram realizadas, garantindo mais qualidade de vida, autonomia e resolutividade para milhares de pacientes. Os atendimentos seguem nas próximas semanas, consolidando o maior conjunto de ações oftalmológicas.

