Tem mais uma marca chinesa no Brasil: estreando no Salão do Automóvel de São Paulo, a Denza é uma marca premium da BYD. De olho no segmento luxo, a novata terá três carros no país, com rede própria e preços mais elevados. O primeiro modelo a chegar será o SUV B5, com preço de R$ 436 mil.

Criada em 2010 como joint-venture entre BYD e Mercedes-Benz, a Denza dispõe de base de engenharia com influência alemã e estratégia de produto focada em tecnologia embarcada e plataformas mecânicas inteligentes. Além do B5, haverá a minivan executiva D9 e a perua esportiva Z9 GT. A estratégia será de ter rede própria, com eventual produção em Camaçari–BA, onde a BYD tem fábrica.
Segundo a Denza, a primeira loja será inaugurada na Avenida Europa, em São Paulo, tradicional eixo de carros de luxo da capital. A revenda será operada pelo grupo Dahruj, em um plano de construção de presença comercial independente. O presidente da Denza no Brasil é Werner Schaal, executivo que acumula experiência profissional em fabricantes premium, como Porsche e Mercedes-Benz.
Carros e preços da Denza
O Denza B5 chega como o primeiro modelo à venda. O SUV possui construção sobre chassi com longarinas e sistema híbrido plug-in DMO, composto por motor 1.5 turbo associado a dois elétricos, totalizando 677 cv e 77,5 kgfm de torque, com tração 4×4 e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos.
A bateria de 31,8 kWh garante até 100 km de condução elétrica pura em ciclo chinês (dados do INMETRO não foram divulgados) e autonomia total de até 1.200 km. Entre os recursos estruturais, o modelo conta com três bloqueios de diferencial e suspensão ativa DiSUS-P com mais de 20 sensores para leitura contínua do terreno, além de 16 modos de condução.
O Z9 GT será lançado no primeiro semestre de 2026. Trata-se de uma perua premium que mede 5,23 m de comprimento e utiliza arquitetura elétrica e-Platform 3.0 Evo, com três motores totalizando 965 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,4 segundos e a autonomia supera 630 km no ciclo chinês. O carro tem preço estimado em R$ 650 mil.
Em paralelo, a minivan de luxo D9 está prevista para o segundo semestre de 2026 e poderá ser oferecida em variantes híbridas e elétricas, com capacidade para até sete ocupantes e autonomia superior a 1.000 km nas versões híbridas mais potentes. A D9 atua num segmento muito aquecido e pouco comum no Brasil, onde será oferecida por caros R$ 800 mil. Se no país natal grandes empresários adoram o conforto desse tipo de produto, aqui no mercado local, a van terá dificuldades em achar clientes por esse preço.

O modelo que pode incomodar é o B5: com 4.890 mm de comprimento, 1.970 mm de largura, 1.920 mm de altura e 2.800 mm de entre-eixos, o SUV tem porte comparável ao de utilitários off-road tradicionais, mas com proposta híbrida avançada
No interior, o B5 incorpora equipamentos de conforto de padrão premium, incluindo sistema de som Devialet com 18 alto-falantes, refrigerador com função de aquecimento e resfriamento, além de bancos em couro genuíno com aquecimento, ventilação e dez pontos de massagem.
Os recursos de tecnologia embarcada incluem cockpit inteligente DiLink, acesso veicular por sistemas UWB e NFC, visão panorâmica transparente de 540°, três telas individuais (12,3” para o passageiro, 15,6” central e 12,3” para o painel de instrumentos), além de head-up display.
No campo estrutural e de segurança, o B5 oferece 11 airbags e carroceria composta por 96% de aço de alta resistência. Integra ainda a tecnologia CTC (Cell to Chassis) em conjunto com a bateria Blade — solução estrutural que integra a bateria ao chassi para maior rigidez e segurança.
O modelo será oferecido em cinco opções de cores externas (Pearl Gold, Olive Green, Sky Blue, Stone Gray e Onyx Black) e três opções de acabamento interno (Forest Grey, Grafite Ocean e Desert Sand).

