Um homem morreu neste domingo (30) após invadir, deliberadamente, o recinto da leoa Leona, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, na Paraíba. A Polícia Civil do estado e a Seman (Secretaria de Meio Ambiente) investigam o caso.
Leoa que matou homem em parque de João Pessoa está bem, afirma veterinário.
O homem escalou uma parede de mais de 6 metros e as grades de segurança, acessando uma árvore, e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.
Nascida e criada em recinto invadido
Leona é uma leoa (Panthera leo), um animal exótico de 18 anos, nascida e criada no próprio parque em 2007. Ela possui um porte de 130 kg.
Segundo Thiago Nery, médico veterinário do zoológico, o recinto atende rigorosamente às normas técnicas e possui uma borda negativa de 1,5 metro. O local também ultrapassava as medidas de segurança exigidas em mais de 2 metros.
De acordo com um profissional do parque, a leoa é um animal condicionado e passa por treinamentos anuais. Mesmo estressada e em choque, ela obedeceu às instruções da equipe e retornou ao seu ambiente sem a necessidade de uso de tranquilizante ou arma de fogo.
Ainda segundo a prefeitura, a Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes.
“A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável”, completou a administração municipal.

