A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) encerra, nesta terça-feira (02/12), o 2º Encontro de Coordenadores de Vigilância Sanitária 2025, iniciativa voltada ao alinhamento das estratégias que orientam as ações de Vigilância Sanitária no estado.
Realizado desde segunda-feira (1º/12), o encontro reuniu equipes técnicas, gestores municipais e parceiros institucionais com o propósito de promover práticas mais integradas e fortalecer a proteção à saúde da população.
A diretora- presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que o fortalecimento da vigilância sanitária está diretamente ligada às iniciativas colaborativas e planejamento contínuo. “Estamos empenhados em promover articulação entre Estado e municípios, ampliando a capacidade de resposta da vigilância sanitária. Essa integração favorece decisões mais qualificadas, aperfeiçoa processos e reforça a função estratégica da instituição na saúde pública do Amazonas”, afirmou Tatyana.


Durante o encontro, o diretor de vigilância sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, ressaltou a importância de atualizar fluxos, aprimorar práticas e consolidar diretrizes técnicas alinhadas às necessidades atuais do território.
“A vigilância sanitária atua em um cenário dinâmico, que exige atualização constante. Nosso esforço é orientar, apoiar e fortalecer as equipes municipais para que possamos avançar de maneira estruturada, assegurando ambientes mais seguros e promovendo qualidade de vida para a população”, destacou Jackson.
Presente no evento, o coordenador de vigilância sanitária da secretaria Municipal de Saúde de Parintins, Leopoldo Mendonça, destacou a relevância da integração entre as equipes. “É uma oportunidade de aprender e compartilhar experiências. Nosso propósito é levar esse conhecimento para fortalecer a qualidade dos produtos e serviços em Parintins, promovendo saúde e segurança para a população”, afirmou.
Joel de Souza, coordenador de Vigilância Sanitária de Ipixuna, ressaltou a relevância do encontro. “O evento é fundamental para o município, especialmente diante do nosso isolamento geográfico, pois amplia o acesso a conhecimentos que fortalecem fiscalizações, orientações e ações preventivas em saúde, sempre com o objetivo de promover qualidade de vida para a população”, avaliou.
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária integra a FVS-RCP e visa proteger e promover a saúde da população por meio de ações capazes de eliminar, reduzir ou prevenir os riscos associados ao consumo de produtos, utilização de serviços de saúde e de interesse à saúde, seus processos, tecnologias e edificações.
No âmbito estadual, além de competências próprias, coordena e capacita equipes municipais para que atuam em ações de inspeção, fiscalização, licenciamento e monitoramento de estabelecimentos que produzem, manipulam e comercializam alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, produtos para saúde e oferecem serviços de saúde e de interesse à saúde.

