O Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência Social, emitiu, nesta sexta-feira (05/12), o novo Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) para o Amazonas. O documento, válido até 3 de junho de 2026, atesta que o Amazonas se mantém em plena conformidade com a legislação federal que rege os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do país.
O certificado é fundamental para o estado, pois garante a continuidade de importantes operações junto à União, como a realização de transferências voluntárias de recursos, celebração de convênios, contratos, ajustes e operações de financiamento, além de liberação de empréstimos junto a instituições financeiras federais. A consulta ao documento pode ser feita pelo site da Amazonprev (www.amazonprev.am.gov.br), no menu “Acesso à Informação” – CRP Certificado de Regularidade Previdenciária (Link).

De acordo com diretor-presidente da Amazonprev, Evilázio Nascimento, a renovação do CRP é resultado direto do trabalho técnico e gestão responsável conduzidos na instituição, que seguem rigorosamente as normas previstas na Lei nº 9.717/1998, no Decreto nº 3.788/2001 e nas portarias complementares que orientam a administração previdenciária.
“A regularidade previdenciária demonstra o compromisso com a boa governança, a transparência e o equilíbrio do RPPS. Cumprimos integralmente os requisitos federais, assegurando que o Amazonas permaneça habilitado a acessar recursos essenciais para o desenvolvimento da economia e garantia da segurança previdenciária dos servidores públicos estaduais”, declarou o diretor-presidente.
Com a renovação, a Amazonprev reafirma papel estratégico na administração previdenciária do estado, assegurando estabilidade, credibilidade e responsabilidade na condução do Regime Próprio de Previdência Social do Amazonas.

