O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realizou em 2025 mais de 325 mil atendimentos em todo o estado, reafirmando-se como a maior política pública de inclusão esportiva do Amazonas. Somando 33 núcleos na capital e 4 polos no interior, com 4.250 atletas matriculados, o programa ampliou o acesso gratuito a diferentes modalidades para crianças e adolescentes.
Os números englobam atendimentos em futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, jiu-jitsu, handebol, xadrez, atletismo, natação, entre outras modalidades, além das turmas do projeto Campeões da Vila. O secretário da Sedel, Diego Américo, destacou que o alcance do Pelci reflete o compromisso do Governo do Amazonas com o esporte.


“O Pelci cresceu, alcançou novos bairros, com espaços revitalizados e mostrou que o esporte tem impacto direto na formação e no futuro das nossas crianças e jovens. É uma iniciativa que democratiza o acesso, forma talentos e fortalece vínculos comunitários. Nosso objetivo é continuar ampliando ainda mais essa rede e agregando novas modalidades, como fizemos com o kart neste ano”, afirmou o secretário.
No interior, o Pelci chegou à Comunidade do Iauaretê, em São Gabriel da Cachoeira (852 quilômetros distantes de Manaus), composta por 3 mil famílias. Mais de 300 crianças e jovens, com idade de 7 a 17 anos, foram beneficiados com as atividades do programa no local e no município são mais de 800 atletas de base praticando modalidades como futsal, voleibol, handebol e jiu-jitsu.
A iniciativa foi indicada ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), consolidando-se como uma das maiores políticas públicas do país voltadas à democratização do esporte, inclusão social e valorização de talentos. Mais do que formação e prática esportiva, o Pelci se destaca por oferecer um espaço seguro de convivência, onde jovens podem desenvolver valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.


Além de atender milhares de jovens diariamente nos núcleos da capital e do interior, o Pelci também tem garantido protagonismo ao Amazonas em competições nacionais. Em 2025, atletas formados no programa conquistaram vaga para o Super Nacional de Futebol 7 e a classificação de alunos do núcleo do Viver Melhor para a Taça das Favelas Brasil, maior torneio de futebol de base entre comunidades do país.
Com a inclusão do Kart no programa, em outubro, a iniciativa se tornou pioneira na democratização do acesso ao automobilismo. A modalidade vem oferecendo a crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer fundamentos técnicos, regras de segurança e vivências de pista dentro de um ambiente totalmente estruturado e orientado por instrutores especializados.

