A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste, prendeu preventivamente, nesta terça-feira (23/12), um homem, de 26 anos, pelos crimes de estupro, injúria e ameaças, praticados no contexto de violência doméstica contra sua ex-companheira, na zona norte de Manaus.
Conforme a delegada Nathalia Oliveira, os crimes ocorreram no dia 7 de dezembro deste ano, quando o suspeito se aproveitou de uma relação de confiança para permanecer na residência da vítima.
“Em determinado momento, ele a surpreendeu no banheiro do imóvel e, mediante violência física e grave ameaça, a constrangeu à prática de conjunção carnal sem o consentimento dela”, relatou a delegada.
As investigações também apontaram que a vítima vinha sendo ameaçada anteriormente, inclusive com menções ao uso de arma de fogo, o que gerou intenso temor e dificultou a denúncia imediata dos fatos.
“O histórico revela um padrão de comportamento agressivo, possessivo e reiterado, característico de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou Nathalia Oliveira.
Diante da gravidade das condutas, do risco concreto à integridade física e psicológica da vítima, bem como da possibilidade de reiteração criminosa e intimidação de testemunhas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado. A ordem judicial foi deferida, e o homem foi preso no bairro Cidade Nova, na zona norte.
O autor responderá pelos crimes de estupro, injúria e ameaças no contexto de violência doméstica. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

