O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou a Groenlândia de “pequeno pedaço de gelo”, nesta quarta-feira (21), e afirmou que os EUA precisam de um “pedaço de gelo” para a própria proteção, durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
O líder americano pediu “negociações imediatas” com os aliados europeus para uma possível aquisição da ilha.
Durante o evento, Trump apresentou seus argumentos sobre por que acredita que a anexação da Groenlândia – um território autônomo da Dinamarca, país membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)– seria do interesse dos Estados Unidos e da Europa.
“Só os Estados Unidos podem proteger essa enorme massa de terra, esse enorme pedaço de gelo, desenvolvê-lo, melhorá-lo e torná-lo bom para a Europa, seguro para a Europa e bom para nós”, disse Trump.
Leia mais: Trump diz que não usará força para conseguir Groenlândia e exige negociação
“E é por isso que busco negociações imediatas para discutir novamente a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos, assim como adquirimos muitos outros territórios ao longo da nossa história, assim como muitas nações europeias fizeram”, acrescentou.
O presidente americano também argumentou que o controle da Groenlândia pelos EUA fortaleceria a aliança da Otan.
“Isso não representaria uma ameaça à Otan. Pelo contrário, aumentaria consideravelmente a segurança de toda a aliança, a aliança da Otan”, falou ele, acrescentando que acredita que os EUA têm sido “tratados de forma muito injusta pela Otan”.

