A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), cumpriu, na quarta-feira (21/01), mandado de prisão preventiva de um idoso, de 70 anos, investigado por um incêndio criminoso cometido em uma empresa de estofados, na terça-feira (20/01), na rua Tito Bitencourt, bairro São Francisco, zona sul. O incêndio causou um prejuízo avaliado em cerca R$ 1 milhão a empresa.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, as investigações iniciaram após denúncias do proprietário do estabelecimento comercial. Durante as diligências a equipe policial recuperou as imagens de câmeras de segurança, que mostram o suspeito no local no dia do crime, conduzindo uma motocicleta vermelha e portando uma garrafa plástica contendo material inflamável.
“Ao chegar na empresa, o autor ateou fogo em peças e maquinários, fazendo com que as chamas se alastrassem com muita rapidez. A motivação do crime seria vingança, devido a um conflito judicial com o dono do estabelecimento”, contou o delegado.
Segundo o delegado, em depoimento, o autor relatou que permaneceu por cerca de três dias observando a rotina dos funcionários da empresa.
“O objetivo era saber os horários de entrada e saída dos trabalhadores para que ele tivesse a oportunidade de praticar o crime. Naquela manhã, ele pegou aproximadamente um litro de combustível que mantinha em sua residência e seguiu até o local do fato”, informou.
Ainda conforme o delegado, o homem também chegou a tentar se apropriar de um imóvel alugado pela vítima no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) anos atrás.
A prisão ocorreu no beco São Jorge, bairro Educandos, zona sul. Na ocasião, foram apreendidos o veículo utilizado na fuga e a sacola plástica utilizada para transportar a garrafa contendo combustível.
Procedimentos
O homem responderá pelos crimes de incêndio majorado, dano qualificado e perigo para a vida e saúde de outrem e ficará à disposição da Justiça.

