A Gol indicou Antonio Kandir, vice-presidente do conselho de administração, para assumir de forma temporária o comando da companhia aérea. A escolha ocorreu após a morte do fundador da empresa, Constantino de Oliveira Júnior, no sábado (24).
Em fato relevante publicado no domingo (25), a aérea informou que Kandir integrou diversos órgãos da administração da Gol ao longo dos últimos 20 anos.
O economista e ex-deputado federal pelo PSDB integrou a equipe econômica da então ministra Zélia Cardoso de Mello e do então presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, que criou o Plano Collor.
Após sua breve atuação como deputado federal em 1995, ele licenciou-se da legislatura para exercer o cargo de ministro do Planejamento no governo de Fernando Henrique Cardoso em substituição a José Serra, de 1996 a 1998.
O novo presidente interino da companhia aérea também já foi presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Além disso, Kandir atuou como diretor de Private Equity e Hedge Funds, é diretor da Kandir e Associados, empresa de consultoria, e já foi coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia.
Kandir ainda trabalhou como professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica) e Assistant Faculty Fellow na Universidade de Notre Dame, conforme informações em suas redes sociais.
Em nota, a Gol manifestou profundo pesar pelo falecimento de seu fundador e solidariedade a familiares e amigos, “expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado”.
O fundador da companhia, Constantino Junior, morreu por conta de um câncer após 11 anos no cargo executivo, deixando a liderança da empresa em 2012. Já a posição no conselho seguia ocupada até sua morte.
“As operações, a estratégia e os compromissos da Companhia permanecem inalterados e continuam sob a liderança dos seus diretores, membros do Conselho de Administração e demais integrantes da equipe executiva da Companhia”, informou a Gol.

