A LaLiga anunciou uma forma de combate à pirataria audiovisual no futebol espanhol. Nesta terça-feira (28), uma iniciativa inédita que prevê o pagamento de 50 euros, cerca de R$ 300, para cidadãos que denunciarem estabelecimentos que transmitam partidas de forma ilegal.
A ação faz parte da campanha “Proteger o futebol legal” e inclui a reformulação do canal de denúncias da entidade. A proposta é envolver a população na identificação de bares, restaurantes e hotéis que exibam jogos sem a devida licença de transmissão.
De acordo com a LaLiga, qualquer pessoa que fornecer informações verídicas e comprováveis poderá receber o prêmio, desde que a infração seja confirmada após um processo de validação técnica. O valor só será pago após a verificação de que o local realmente realiza transmissões irregulares.
O objetivo de LaLiga é fortalecer o combate à fraude e, ao mesmo tempo, proteger os empresários que atuam dentro da legalidade. A estratégia serve para ampliar a fiscalização em todo o território espanhol. Não há previsão de extensão dos pagamentos para outros países.
O processo de denúncia tem sigilo. O usuário pode optar por se identificar para receber a recompensa ou fazer a denúncia de forma anônima, com garantia de proteção dos dados pessoais.
O presidente da entidade, Javier Tebas, tem colocado o combate à pirataria audiovisual como uma das principais bandeiras de sua gestão. Segundo ele, as transmissões ilegais “geram prejuízos de centenas de milhões de euros por ano” à indústria do futebol europeu.

