Ano novo, velhos erros. Assim pode ser resumida a estreia do Vasco no Brasileirão 2026, nesta quinta-feira (29), ao levar a virada e perder por 2 a 1 para o Mirassol, fora de casa.
Após um início dominante no Maião, o time carioca conseguiu abrir o placar ao 20 minutos do primeiro tempo, com Philippe Coutinho, que sofreu um forte choque de cabeça no lance ao finalizar no ângulo de Walter.
No entanto, em falhas individuais vascaínas, o Mirassol, grande surpresa do Brasileirão 2025, conseguiu o empate ainda no primeiro tempo e a virada na etapa final.
O empate do Leão, aos 31 minutos, saiu em gol de Renato Marques, que ganhou com facilidade uma disputa aérea de Puma Rodríguez e viu o zagueiro Carlos Cuesta desviar de joelho, contra a baliza de Léo Jardim.
A virada do Mirassol, aos 7 minutos da etapa final, contou com um erro na saída de bola de Lucas Piton. Alesson roubou, passou para Eduardo, que chutou e contou com desvio em Thiago Mendes para tirar Léo Jardim do lance.
Diniz “surta” com chutão, e Vasco leva gol em saída de bola
Além do gol de Coutinho que virou um atendimento médico, a primeira etapa de Mirassol x Vasco foi marcada por um “surto” público de Fernando Diniz com os jogadores vascaínos.
Logo após o gol de empate do Mirassol, o árbitro chamou a parada técnica e a equipe do Grupo Globo conseguiu captar a conversa acalorada do treinador com os jogadores.
Em certo ponto, Diniz reclamou de ligações diretas, os famosos “chutões” que o time teria dado antes de sofrer o empate. Ele até citou de forma subentendida o seu antecessor no comando do Vasco, Fábio Carille.
Ironicamente, porém, o gol da virada do Mirassol saiu exatamente porque o Vasco não deu um “chutão”. Na saída do tiro de meta, Thiago Mendes tocou curto para Piton que, pressionado, errou e deu a posse para o time da casa marcar.
Próximos jogos
O Vasco agora volta as atenções para o Campeonato Carioca. Na segunda-feira (2), às 20h, o time enfrenta o Madureira em São Januário, mesmo sendo visitante na partida da quinta e penúltima rodada da Taça Guanabara.
O próximo jogo pelo Brasileirão será contra a Chapecoense, em São Januário, na quinta-feira (5).
O Mirassol também entra em campo no fim de semana pelo Paulistão, mas um dia antes, no domingo (1), às 18h30, quando recebe o Novorizontino, mais uma vez como mandante.
Pelo Brasileirão, o desafio será contra o Remo, em Belém, na quarta-feira (4).

