A Walt Disney Co. anunciou que Josh D’Amaro será o novo CEO do grupo de entretenimento, sucedendo Bob Iger e encerrando uma busca de três anos por um sucessor para o executivo que liderou a companhia por mais de uma década.
D’Amaro, que trabalha na Disney há 28 anos, assumirá o cargo em 18 de março, informou a empresa em comunicado divulgado nesta terça-feira (3). Ele comanda atualmente a divisão Disney Experiences, responsável por parques temáticos, cruzeiros e produtos licenciados — hoje a principal fonte de lucro do grupo.
Aos 54 anos, D’Amaro foi escolhido entre outros candidatos internos cotados para a sucessão, como Dana Walden, copresidente de entretenimento e chefe da área de TV; Alan Bergman, também copresidente de entretenimento e responsável pelo cinema; e Jimmy Pitaro, presidente da ESPN.
Como parte do redesenho da liderança, Walden foi nomeada para o novo cargo de presidente e diretora criativa da Disney e passará a se reportar diretamente a D’Amaro, que também foi indicado para integrar o conselho de administração da companhia.
A Disney informou que Bob Iger participou ativamente do processo de preparação dos sucessores, em uma tentativa do conselho de evitar problemas na transição — após experiências mal-sucedidas no passado. Iger permanecerá no conselho e atuará como conselheiro sênior até sua aposentadoria definitiva, em 31 de dezembro.
“Josh D’Amaro reúne uma combinação rara de liderança inspiradora e inovação, além de um olhar estratégico para oportunidades de crescimento e uma profunda paixão pela marca Disney e por suas pessoas”, afirmou James Gorman, presidente do conselho da Disney. “Essas qualidades o tornam a escolha certa para liderar a Disney como seu próximo CEO.”

