Em meio a críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (5) que a Corte tem questões a melhorar e defendeu que uma eventual reforma do Judiciário deve ser debatida pelo Congresso Nacional.
“Acho que tudo precisa mudar, e nada está livre de mudança. Acho que vamos discutir isso” declarou em entrevista ao portal UOL.
“O 8 de Janeiro foi a maior lição, nem a pressão de Trump fez com que o STF mudasse de posição, isso é um valor para um país democrático”, completou.
Além disso, Lula disse que mudanças são necessárias e que o debate sobre o funcionamento do Supremo deve ocorrer de forma contínua.
O presidente também comentou sobre os critérios de escolha de integrantes da Corte e o volume de processos que chegam ao Tribunal.
“Nós temos que ter critério para escolher pessoas que tenham solidez, de conhecimento jurídico”, disse.
“Acho que chega muita coisa banal na Suprema Corte, então penso que tudo está pronto para ser discutido e mudar, e sempre temos que discutir pra melhorar”, acrescentou.
A Corte vem sendo alvo de críticas nos últimos tempos, principalmente em casos como os dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli pela atuação no caso do Banco Master.

