O presidente Donald Trump compartilhou, na noite de quinta-feira, um vídeo que inclui um trecho em que o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama são retratados como macacos.
O trecho, ao som de “The Lion Sleeps Tonight”, aparece perto do final de um vídeo de 62 segundos que divulga teorias da conspiração sobre supostas irregularidades na eleição presidencial de 2020.
Esse pedaço do vídeo parece ter sido tirado de um material publicado em outubro por um usuário da rede social X, cujo nome aparece como marca d’água, com a legenda “Presidente Trump: Rei da Selva” e um emoji de leão.
Nesse vídeo, vários democratas de destaque — entre eles a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, o vereador Zohran Mamdani, também de Nova York, o ex-presidente Joe Biden e a ex-vice-presidente Kamala Harris — aparecem como zebras, girafas e outros animais, enquanto Trump é mostrado como um leão. Os Obamas, nesse trecho específico, são mostrados como macacos. O vídeo termina com todos os animais se curvando diante de Trump.
Questionada sobre o conteúdo, Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, classificou a reação ao vídeo como “indignação falsa”.
Ela afirmou: “Isso vem de um vídeo-meme da internet que retrata o presidente Trump como o rei da selva e os democratas como personagens de O Rei Leão.”
Retratar os Obamas como macacos reforça um estereótipo racista usado historicamente por traficantes de escravos e segregacionistas, que recorriam a essa comparação para desumanizar pessoas negras e justificar linchamentos e outras formas de violência. Trump tem um histórico de fazer comentários depreciativos sobre pessoas negras, mulheres e imigrantes.
A assessoria do governador da Califórnia, Gavin Newsom, condenou a postagem de Trump, chamando o episódio de “comportamento nojento por parte do presidente”. Newsom completou: “Todo e qualquer republicano precisa condenar isso. Agora.”
Desde que voltou à Presidência, Trump e sua equipe têm frequentemente zombado de Barack Obama ou espalhado acusações falsas contra ele.

