Cerca de 4 mil policiais militares serão mobilizados para Operação Carnaval 2026 em eventos na capital amazonense e no interior do estado. As ações fazem parte do planejamento estratégico da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para o reforço da segurança pública, voltado à prevenção de crimes, manutenção da ordem pública e proteção dos foliões nos locais de maior concentração de pessoas durante o mês de fevereiro, por ocasião do calendário de eventos do Carnaval.
De acordo com o planejamento estratégico da PMAM, serão empregados o policiamento na modalidade do Serviço Extra Gratificado (SEG), além do efetivo dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE), Ambiental (CPAmb) e do Interior (CPI), distribuídos em áreas específicas ao longo deste período, principalmente em dias de fluxos intensos de pessoas.
As equipes policiais também serão compostas pelo efetivo dos alunos soldados e cadetes em formação, que estarão atuando em estágio operacional supervisionado.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, ressaltou que as ações já fazem parte do planejamento operacional anual da corporação para garantir a segurança e a ordem pública durante esse período de grande movimentação.

“Nosso planejamento vem dando resultado, pois nos últimos anos garantimos a efetividade do evento, a segurança das pessoas que curtem o Carnaval e também daqueles que optam por outras programações. Gostaríamos de ressaltar que o policiamento ordinário não sofre prejuízo, pois o efetivo que atua na Operação Carnaval vem para reforçar as nossas ações diárias de policiamento e presença das nossas equipes nas ruas”, disse o coronel Klinger.
Na Operação Carnaval serão empregadas as modalidades de policiamento a pé, motorizado de quatro e duas rodas, de trânsito, turístico, ciclístico e especializado.
Segundo o comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), major PM Vitor Moraes, em Manaus, uma parte significativa desse efetivo estará concentrada no Centro, área que tradicionalmente reúne alguns dos maiores blocos carnavalescos da capital. Além da presença ostensiva, a operação também prevê ações contínuas de fiscalização e repressão qualificada.

“Uma parte desse policiamento está sendo dedicada ao Centro da cidade, onde temos bandas de grande fluxo de pessoas, como a Banda da Bica e a Banda da Difusora, que acontecem agora no dia 7 de fevereiro. Além disso, estamos diuturnamente nas ruas, realizando abordagens e cumprindo mandados de prisão conforme a legislação”, afirmou o major Vitor Morais, ressaltando que o trabalho da PMAM vai além da proteção aos eventos.
Emprego de efetivo
Na capital amazonense, o policiamento será intensificado em áreas estratégicas, especialmente nos principais blocos carnavalescos, como os tradicionais blocos da Difusora, Banda da Baixa da Égua e Banda da Bica, além dos eventos e desfiles que acontecem no Sambódromo. O planejamento operacional também contempla outros pontos de grande circulação, como avenidas, praças e locais de concentração popular, conforme cronograma de eventos previamente definido pelas instituições responsáveis.
No interior do estado, a corporação estará presente por meio dos efetivos dos Batalhões de Polícia Militar (BPMs) e Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs), reforçando o policiamento nos municípios onde ocorrem blocos e festas carnavalescas.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar, imediatamente, ao tomar conhecimento da ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

