A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) confirmou que o artefato encontrado dentro da mochila de um homem em um ônibus no Centro de Manaus tinha uma “capacidade boa de destruição”. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), na Avenida Epaminondas, perto de uma agência da Caixa Econômica Federal. Ninguém ficou ferido.
“Realmente foi confirmado o artefato explosivo com uma capacidade boa de destruição. O nosso grupamento Marte fez a desativação e agora faremos a apresentação no primeiro DIP”, afirmou o comandante da 24ª Companhias Interativa Comunitária (Cicom), Major Vitor Moraes.
O homem foi detido dentro do coletivo. De acordo com a PM, ele também carregava uma faca. Durante a revista, os policiais encontraram o objeto com características de explosivo.
A área foi isolada, e o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) confirmou que se tratava de uma bomba. O artefato foi desativado no local.
O homem foi levado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). De acordo com o major, ele é uma pessoa em situação de rua e apresentava sinais de embriaguez. O suspeito disse que foi esfaqueado na noite anterior, nas proximidades do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, e que teria recebido a bomba de um desconhecido no Terminal 2 para se defender. A versão será investigada.
Mais ocorrências com explosivos
Esse foi o segundo registro em menos de 24 horas em Manaus. Na terça-feira (10), Adiel da Silva e Silva, de 49 anos, foi preso suspeito de envolvimento em dois homicídios na capital. Durante a prisão, policiais encontraram um artefato explosivo com ele.
No domingo (8), dois homens também foram presos por suspeita de usar explosivos em um crime. Jociney de Matos Cruz, de 19 anos, e Miguel Augusto Cruz de Souza Junior, de 22, são investigados por explodir uma casa lotérica durante um assalto na Avenida Passarinho, no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus.

