O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, parece estar tomando medidas para consolidar a posição da filha como sucessora, e há indícios de que ela esteja contribuindo com informações sobre questões políticas, disseram parlamentares sul-coreanos nesta quinta-feira (12), citando um relatório da agência de inteligência.
A NIS (Agência Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, na sigla em inglês) acompanhará de perto se a filha, que se acredita se chamar Kim Ju Ae, comparecerá a uma próxima reunião do Partido dos Trabalhadores e como ela será apresentada, inclusive se assumirá algum título oficial, disseram os parlamentares.
Ju Ae, que se acredita estar no início da adolescência, tem aparecido com cada vez mais frequência na mídia estatal norte-coreana.
Ela acompanha o pai em visitas técnicas, incluindo inspeções de projetos de armamento, em meio a especulações de analistas de que ela esteja sendo preparada para ser a líder da quarta geração do país.
O líder Kim Jong-un está supervisionando o desenvolvimento de um grande submarino que provavelmente é capaz de transportar até dez mísseis balísticos lançados por submarino (SLBM) e que, considerando o deslocamento da embarcação de 8.700 toneladas, pode ser projetado para ser movido a um reator nuclear, acrescentaram os parlamentares.

